quarta-feira, 1 de novembro de 2017

TOP LEITOR+ OUTUBRO


As bibliotecas do agrupamento, em articulação com os seus docentes e os órgãos de gestão, têm desde sempre procurado desenvolver atividades que posicionam o livro no quotidiano dos alunos, implementando projetos que promovam hábitos regulares de contato com o livro e a leitura. Neste sentido, as bibliotecas e os docentes do agrupamento apostaram no ano passado num Projeto de Leitura, intitulado “LER PARA DESCODIFICAR O MUNDO”, projeto de intervenção na área da literacia da leitura e do livro que contempla atividades de leitura regular.
Pretende-se unir esforços, num trabalho colaborativo, mobilizando as bibliotecas, os docentes, os órgãos de gestão da escola, as famílias, a Câmara Municipal de Sintra e a Junta de Freguesia num trabalho continuado de promoção da leitura com vista ao desenvolvimento do prazer de ler e de competências de leitura.
Estamos a desenvolver o projeto integrado no Concurso de Projetos de Excelência do Concelho de Sintra que se enquadra na Medida 4 do PAQUE (Programa de Apoio à Qualidades nas Escolas).
Encontramo-nos no segundo ano da sua implementação e podemos verificar que os resultados obtidos no número de requisições para domicílio aumentaram consideravelmente no ano anterior. O trabalho desenvolvido favoreceu a articulação entre sala de aula e a BE, ligando o trabalho da biblioteca ao currículo e às metas curriculares. Podemos concluir que as atividades do projeto, em articulação com os docentes tiveram impacto nas práticas de leitura dos alunos, pelo que consideramos que este tipo de projetos encerra potencialidades relevantes para criar/reforçar o gosto e os hábitos de leitura, o que será particularmente importante em contextos socioculturais desfavorecidos.
Iremos dar conta do desenvolvimento deste projeto ao longo ano letivo.

 Temos  o prazer de divulgar a lista dos "Top Leitores" relativa ao mês de outubro.
Parabéns a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...