domingo, 21 de janeiro de 2018

SEMANA DA PAZ E DA NÃO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS 2018




No dia 30 de janeiro celebra-se o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas. Este dia criado em 1964, foi uma iniciativa de um pedagogo e poeta espanhol Lorenço Vidal. Teve como objetivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz, e lembrar que é preciso educar para a solidariedade e para o respeito pelos outros, porque “Uma vez que as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que deve edificar-se a paz”. (Constituição da UNESCO). Procura-se assim sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos junto das escolas de todo o mundo.

PORQUÊ A ESCOLHA DO DIA 30 DE JANEIRO? 

A escolha desta data não foi feita ao acaso, mas por que este foi o dia do assassinato de um dos maiores defensores da paz, da não violência, da justiça e da tolerância entre os povos: Mahatma Gandhi (1869-1948). As formas de luta que Ghandi utilizou foram sempre pacíficas. Em oferta complementar irão ver um vídeo sobre este defensor da Paz.
A nossa escola, desde 2011 tem assinalado esta efeméride tentando promover uma cultura de paz e tolerância. Ao longo desta semana de 22 a 31 de janeiro iremos desenvolver algumas atividades na disciplina de Oferta Complementar, em Português, nas bibliotecas do agrupamento e nas escolas do 1º ciclo.
 
Decorrerão sessões de sensibilização sobre o tema do Bullying em parceria com o GAAF, IAC e PSP.
Desejamos a todos uma boa semana e fazemos votos para que nesta semana, em que se celebra a PAZ, não se verifique qualquer sinal de violência: nem insultos, nem agressões físicas ou morais, nem discriminação, nem desrespeito. Há sempre outra maneira de resolver conflitos. 



A Professora Carla Vaqueiro, sofróloga disponibilizou-se a realizar uma sessão de sofrologia, ensinando técnicas para o desenvolvimento de capacidades de gestão ativa do stress e das emoções. É no dia 30. As inscrições já estão abertas. Participem!
Folheto a distribuir a todas as turmas:

Deixamos aqui sete vídeos para reflexão em aula.

1- Alerta para o mundo - Secretário - geral da ONU, António Guterres, janeiro de 2018 - 1:22m
2-Curta metragem - Pedra de papel ou tesoura: Educação emocional contra o bullying - 0:58m
3-O que é o Bullying- vários tipos (em brasileiro)- 2:39m
4- Bullying - todos podem ajudar - 2:03m 
5-“O que tens de melhor vai inspirar o mundo”- Contra o Bullying 2:44m
6-Importância de uma boa convivência entre todos -  3:23m
7- A Ponte - Concorrência, Competição e Bom relacionamento - 2:45m



https://youtu.be/P7CJMZpY1pk

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...