A
partir de amanhã, dia 26 de fevereiro na biblioteca da escola Ruy
Belo. Pretende fomentar a literacia em saúde, promover atitudes, valores e
competências que suportem comportamentos saudáveis.
O módulo composto por oito painéis integra os seguintes temas: Comportamentos
Aditivos, Dependências, bem como o tema da violência na escola. Aparece na tua
biblioteca!
Mais uma sessão do Projeto de Leitura “Ler para Descodificar
o Mundo, projeto integrado no Concurso de Projetos do Concelho de Sintra
que se enquadra na Medida 4 do PAQUE
(Programa de Apoio à Qualidades nas
Escolas).
Apoiado financeiramente
pela Câmara de Sintra, facto que nos enche de orgulho, mas também nos
compromete e responsabiliza.
Tivemos connosco hoje a Luísa
Moreira da Porto Editora, parceira regular da Ruy Belo, que dinamizou em
articulação com a equipa da biblioteca e com as professoras Teresa Carvalho e Eliane
Silva, uma sessão de leitura orientada com momentos lúdicos e que finalizou com
um concurso escrito que tinha por base o minilivro que todos leram. O prémio
final, o livro “O Rapaz Milionário” de David Walliams foi entregue ao
Rodrigo do 6ºE, o justo vencedor da sessão.
Queremos
agradecer à Luísa Moreira a sua disponibilidade, o empenho e alegria que coloca
em todas as ações que tem desenvolvido em articulação com a escola.
Também queremos
salientar e agradecer a presença da Dr.ª Marina Barros, Dr.ª Cláudia Pinto da
Câmara de Sintra que acompanham, apoiam e avaliam os projetos que integram o
PAQUE e o Dr. Paulo Sanches da Direção Geral de Educação.
Agradecemos também à Professora Teresa Carvalho e à Professora
Eliane Silva e a todos os colegas de Português, sem exceção, a forma
comprometida e dedicada com que têm acolhido estas iniciativas.
Encontramo-nos no segundo ano da implementação do
projeto e podemos verificar que os resultados obtidos no número de requisições
para domicílio aumentaram consideravelmente. O trabalho desenvolvido favoreceu
a articulação entre sala de aula e a BE, ligando o trabalho da biblioteca ao
currículo e às metas curriculares. Podemos concluir que as atividades regulares
do projeto, em articulação com os docentes tiveram impacto nas práticas de
leitura de alguns alunos, pelo que consideramos que encerra potencialidades
relevantes para criar/reforçar o gosto e os hábitos de leitura, o que será
particularmente importante em contextos socioculturais desfavorecidos.
É com muito orgulho que divulgamos os resultados deste concurso.
Os alunos dos 6.º e 7.º anos participaram no concurso LITERACIA 3D – o desafio pelo conhecimento, promovido pela Porto Editora, nas áreas da literacia da leitura e da ciência. Trata-se de um desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o propósito de avaliarem as suas competências em quatro dimensões do saber: leitura, matemática, ciência e línguas.
A primeira fase do desafio nacional, decorreu no primeiro período e selecionou os alunos com melhores desempenhos nestas provas.
Após a divulgação dos resultados da primeira fase, os alunos apurados para representar o Agrupamento de Escolas Ruy Belo, na segunda fase, a nível distrital, são os seguintes:
♣ LITERACIA DA LEITURA – Inês Vilela – 7ºB
♣ LITERACIA DA CIÊNCIA – Viviana Perdiz – 6ºA
Parabéns a todos os alunos participantes e aos seus professores: Guida Silva, Maria Rosa Conceição, Rui Aparício e Ana Raquel Rodrigues.
A competição prosseguirá, depois, para o nível distrital, que terá lugar no dia 28 de fevereiro em Lisboa, sendo então apurados os alunos com os melhores resultados por distrito. A terceira e última fase constitui-se como a grande final, que se realizará no 3.º período e na qual serão encontrados os vencedores do desafio LITERACIA 3D.
Os resultados podem ser consultados aqui: https://www.portoeditora.pt/responsive/landing-pages/literacia-3d/Alunos_Apurados_2fase_1718.pdf
A 6 de fevereiro, assinalou-se
o Dia da Internet mais segura 2018, iniciativa Europeia que se
comemora em Portugal e se alarga a todo o mês de fevereiro.
Pretende-se promover um uso seguro e
consciente das tecnologias digitais. O tema central deste ano é: CRIA E
PARTILHA COM RESPONSABILIDADE: UMA MELHOR INTERNET COMEÇA CONTIGO.
A utilização segura da internet não
pode estar mais na ordem do dia: é um dos grandes desafios da atualidade.
A velocidade da comunicação e a facilidade de acesso e produção de informação suscitam
preocupações relacionadas com a segurança de dados online e com a
vulnerabilidade de camadas de população expostas a maiores riscos.
A utilização das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a maneira como as
pessoas vivem – como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem,
tanto nas relações pessoais como com as organizações.
Deixamos aqui vários links onde
pais, alunos e professores poderão ter acesso a mais informação sobre o tema da
segurança na Internet.
Para que este tema seja
assinalado na comunidade escolar, a Biblioteca Escolar, dinamizou algumas
atividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança Digital em parceria
com a Escola Segura e a Fundação PT. Agradecemos à Dr.ª
Ana Cláudia Costa da Fundação Portugal Telecom, à Escola Segura, ao Agente Luís
Fragoso, ao agente Silveirinha, à agente Elisabete que dinamizaram algumas
das muitas sessões que decorreram nas bibliotecas do agrupamento e que foram
fundamentais para sensibilizar os nossos jovens para o tema. Queremos também
agradecer todo o envolvimento da equipa das bibliotecas do agrupamento: Isabel
Sabugueiro Talefe, Isabel Aradas, e demais professores participantes e
coordenadores de estabelecimento, ainda às auxiliares que nos
acompanham, D. Telma Sousa e D. Lena Baião.
Recursos:
Net Com Consciência
- conjunto de vídeos dedicados ao público juvenil e que aborda temas como o
cyberbulling, sexting, privacidade online e muitos outros temas tecnológicos. No total, são dez episódios que caracterizam os comportamentos online mais
frequentes entre os jovens e os riscos a que estes estão expostos se não
fizerem uma utilização responsável da Internet e das tecnologias.
1.
SEMPRE LIGADO
A Internet é um lugar
fantástico, uma porta aberta ao mundo, ao conhecimento e à aprendizagem.
Disponibiliza um conjunto de serviços que nos permitem partilhar diferentes
tipos de ficheiros, conversar com amigos, pesquisar informação, fazer
trabalhos, enviar e-mails, fazer
compras online, jogar, etc. Quando acedes à internet é como se tivesses o mundo
à distância de um clique. Milhões de utilizadores de todas as nacionalidades
usam-na diariamente. Hoje em dia, já não dispensamos o correio eletrónico, as
redes sociais, os jogos em linha...Dependemos da internet para trabalhar, para
aprender, para nos divertirmos e para comunicarmos.
Apesar de ser um meio
versátil e uma fonte de inesgotáveis recursos, apresenta alguns perigos associados. Para poderes aproveitar ao máximo tudo o
que a internet tem para te oferecer é preciso que respeites as regras
básicas de segurança.
Deixamos-te aqui alguns vídeos a que
podes assistir:
2.
PARTILHA DE INFORMAÇÃO PESSOAL
Protejo as minhas informações pessoais Não corras riscos!
Quando estiveres a navegar na internet, não divulgues a ninguém o teu nome
verdadeiro, o número de telefone, a morada da tua casa ou outra informação
pessoal. Se não falas com estranhos na rua porquê fazê-lo na internet? Não
corras riscos! Pensa duas vezes antes de publicares fotografias, textos ou
vídeos na internet ou por e-mail. Lembra-te de que muitas pessoas irão ver essa
informação. Não publiques fotos que incluam amigos sem lhes pedires permissão.
Não partilhes as tuas palavras passe com ninguém, elas devem ser pessoais e
intransmissíveis. Muda a tua palavra com frequência. Proteger estas informações
é o primeiro passo para te manteres seguro.
3.COMUNICO EM SEGURANÇA
Se falas na Internet, tem cuidado com as pessoas que não
conheces. Quem está do outro lado pode fingir ser outra pessoa. Por isso nunca
deves encontrar-te com alguém que conheceste online. Se insistirem nesses
encontros fala com os teus pais ou com o professor.
4. RESPEITO OS OUTROS
As regras do bom comportamento que deves seguir na vida real são as mesmas quando estás na Internet. Quando estiveres online não faças nada que possa magoar ou aborrecer outras pessoas.
A Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu uma parceria com a revista Fórum Estudante.
A revista, com periodicidade mensal divulga, desde setembro, ações
relevantes no âmbito da promoção da leitura (atividades, projetos, boas
práticas), realizadas pelas bibliotecas escolares do continente.
A revista tem como público-alvo os alunos e professores do ensino
secundário, dando especial atenção às propostas formativas para estes
alunos, bem como às múltiplas ofertas do ensino universitário para
prosseguimento de estudos.
Paralelamente, lança discussão sobre temas da atualidade,
passatempos, tecnologia, escolas, cinema e atividades realizadas pelas
diversas “Academias Fórum” – experiências pedagógicas inovadoras e
gratuitas com apoio de vários Institutos Politécnicos do país, nas quais
os alunos interessados se podem inscrever.
A revista é publicada nos formatos impresso e digital, sendo
distribuída pelas bibliotecas escolares das Escolas Secundárias e
disponibilizada online. Texto retirado do site da RBE.
De 5 a 9 de fevereiro, decorrerá a SEMANA DE PORTUGAL, DA EUROPA E DO MUNDO com um conjunto de atividades que são o resultado de um trabalho colaborativo entre vários departamento e grupos disciplinares: HGP/História/Geografia/Ciências/Educação Física/Equipa da Biblioteca/EMRC/EMRE/GAAF/PES/Equipa do PAA, professores titulares do 1ºciclo/ professores de EV e de Música/Alunos de várias turmas do 2º e 3ºciclo e Direção num trabalho interdisciplinar e de articulação entre ciclos. Os alunos do 4ºano serão recebidos por alunos do 2º e 3ºciclo e convidados a participar em atividades no âmbito das disciplinas de HGP, História e de Geografia dentro e fora das salas de aula.
Na quarta feira, dia 7 de fevereiro haverá uma audição vocal e instrumental do Hino da Europa, às 9.30h no átrio do PBX sob a direção musical do prof. José Luz, seguida de degustação de doces típicos da Europa. Estão todos convidados.
Deixo aqui o nome dos instrumentistas e coro:
(ÓRGÃO - LEONARDO GOMES E ISABELLE ANTÓNIO/TROMPETE – JOÃO CONDE/ GUITARRA – RENATO MARTINS E CAROLINA ANTUNES/GRUPO CORAL-5ºD)