domingo, 29 de abril de 2018

CLÁUDIA MANATA na RUY BELO

Os encontros com a escritora Cláudia Manata do IAC (Instituto de Apoio à Criança) decorreram ao longo dos meses de março e abril por forma a integrarem alunos do primeiro e segundo ciclos.
A primeira palavra é de gratidão e de agradecimento pela disponibilidade e pela forma generosa e afável como a autora se relacionou com os nossos alunos ao longo de várias sessões, muito dinâmicas e interativas.
Tendo como mote a apresentação do primeiro livro da coleção Alerta Premika intitulado, "Alerta Premika! Risco online detetado" a autora abordou temas sérios como, o cyberbulliyng e as ameaças nas redes sociais, com grande rigor e seriedade, mas suavizados pela expressividade e ironia das dramatizações que conseguiu dinamizar com grande mestria. Para isso contou com a participação dos alunos que iam representando, com a sua ajuda, diversas situações do livro.
 Ao longo de todas as sessões os alunos foram chamados a intervir num animado e participado debate sobre o tema.
No final apresentou ainda alguns vídeos muito esclarecedores produzidos pelas autoridades policiais.
O livro, que é também uma espécie de jogo, aborda a relação das crianças com as redes sociais, as vantagens da Internet e os seus perigos. Ao longo do desenrolar da história o leitor vai-se confrontando com várias possibilidades de atuação, e cada uma das diferentes opções levam a fins diferentes. O objetivo é que as crianças reflitam sobre os caminhos que podem seguir.
Premika, um ser que é meio-robô e meio-humano proporciona uma reflexão sobre os desafios, oportunidades e perigos da Internet. A personagem, desenhada pela ilustradora Joana M. Gomes, muda de cor conforme o estado de espírito da criança, surge com o propósito de os ajudar, sem nunca falar, mas conseguindo fazer-se compreender. A sua missão é que as crianças saibam lidar com sentimentos como a solidão, o medo, a tristeza ou a frustração.
Agradecemos também aos professores de Português, Sara Ferreira e Ana Sousa, à Professora de Matemática Claudina Soares e à professora de Ciências Maria Rosa Conceição, aos professores do primeiro ciclo e educadores do JI
que connosco colaboraram e naturalmente a toda a equipa das bibliotecas do agrupamento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...