Pelo
segundo ano consecutivo, encontramo-nos a desenvolver o Projeto de
Leitura, intitulado “Ler para Descodificar o mundo”,
projeto de intervenção na área da literacia da leitura que contempla atividades
de leitura regular na biblioteca. Este ano também as turmas do primeiro ciclo
fazem parte do projeto. Regularmente as turmas deslocam-se à biblioteca e
participam em atividades diversificadas que têm como objetivos centrais, posicionar o livro no quotidiano dos alunos e
promover hábitos regulares de contato com o livro e a leitura.
Este projeto financiado pela Câmara Municipal de
Sintra contempla atividades de
leitura regular e requisição de livros para leitura autónoma em casa. Acreditamos que a aquisição
plena da competência da leitura não exige apenas a aprendizagem da
descodificação do texto. Para se atingirem patamares superiores de compreensão,
é indispensável “uma prática constante
na sala de aula, na biblioteca, em casa, durante vários anos. Quem lê adquire
cultura, escreve melhor, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar.” (in PNL – Plano Nacional de Leitura, 2007)
A capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano
de vida e deve ser treinada com a ajuda da família. Os pais, avós, tios
desempenham um papel importante se lerem em voz alta, revistas, jornais,
excertos de livros e se ajudarem os seus filhos a gostar de livros. O sucesso
dos jovens não depende apenas da ação da escola.
Pretende-se com este projeto unir
esforços, num trabalho colaborativo, mobilizando as bibliotecas escolares e
municipais, os docentes do agrupamento, os órgãos de gestão da escola, as
famílias, Centros Lúdicos, a Junta de Freguesia e a Câmara de Sintra num
trabalho continuado de promoção da leitura com vista ao desenvolvimento da
competência da leitura e do prazer de ler, tendo por base as linhas
orientadores do Plano de Melhorias das Bibliotecas.
Partilhamos algumas imagens da
apresentação do conto “A Princesa de Aljustrel” e da construção de lengalengas
com os alunos do 2ºciclo. Agradecemos às professoras de português: Ana Sousa, Sara Ferreira, Teresa Carvalho, Márcia
Félix, Maria Bento, Célia Cordeiro do 2ºciclo e também às professoras do
3ºciclo Fátima Pereira, Isabel Joaquim, Guida Silva, Maria José Baptista, Ana
Rodrigues, Luísa Justino e Lara Cunha, todo o envolvimento e a forma empenhada
como têm apoiado este projeto.
Sem comentários:
Enviar um comentário