sábado, 5 de maio de 2018

Projeto de Promoção de Leitura – Apresentação do conto “A Princesa de Aljustrel

Pelo segundo ano consecutivo, encontramo-nos a desenvolver o Projeto de Leitura, intitulado “Ler  para Descodificar o mundo”, projeto de intervenção na área da literacia da leitura que contempla atividades de leitura regular na biblioteca. Este ano também as turmas do primeiro ciclo fazem parte do projeto. Regularmente as turmas deslocam-se à biblioteca e participam em atividades diversificadas que têm como objetivos centrais, posicionar o livro no quotidiano dos alunos e promover hábitos regulares de contato com o livro e a leitura.  
Este projeto financiado pela Câmara Municipal de Sintra contempla atividades de leitura regular e requisição de livros para leitura autónoma em casa. Acreditamos que a aquisição plena da competência da leitura não exige apenas a aprendizagem da descodificação do texto. Para se atingirem patamares superiores de compreensão, é indispensável “uma prática constante na sala de aula, na biblioteca, em casa, durante vários anos. Quem lê adquire cultura, escreve melhor, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar.”  (in PNL – Plano Nacional de Leitura, 2007)
A capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada com a ajuda da família. Os pais, avós, tios desempenham um papel importante se lerem em voz alta, revistas, jornais, excertos de livros e se ajudarem os seus filhos a gostar de livros. O sucesso dos jovens não depende apenas da ação da escola.
Pretende-se com este projeto unir esforços, num trabalho colaborativo, mobilizando as bibliotecas escolares e municipais, os docentes do agrupamento, os órgãos de gestão da escola, as famílias, Centros Lúdicos, a Junta de Freguesia e a Câmara de Sintra num trabalho continuado de promoção da leitura com vista ao desenvolvimento da competência da leitura e do prazer de ler, tendo por base as linhas orientadores do Plano de Melhorias das Bibliotecas.
Partilhamos algumas imagens da apresentação do conto “A Princesa de Aljustrel” e da construção de lengalengas com os alunos do 2ºciclo. Agradecemos às professoras de português:  Ana Sousa, Sara Ferreira, Teresa Carvalho, Márcia Félix, Maria Bento, Célia Cordeiro do 2ºciclo e também às professoras do 3ºciclo Fátima Pereira, Isabel Joaquim, Guida Silva, Maria José Baptista, Ana Rodrigues, Luísa Justino e Lara Cunha, todo o envolvimento e a forma empenhada como têm apoiado este projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...