terça-feira, 8 de maio de 2018

SEMEAR PALAVRAS, COLHER POEMAS


Durante o mês de março celebrámos a leitura e o livro. Todos os dias da Semana da Leitura(19 a 23 de março) disponibilizámos um pequeno conto e com ele refletimos sobre a forma como gerimos os nossos afetos e como podemos melhorar, com vista ao nosso crescimento mais equilibrado como seres pensantes, inteligentes e sensíveis. Durante a Semana da Leitura as turmas do 3º e 2 ciclo, respeitando um calendário previamente elaborado, dirigiram-se à biblioteca com o propósito de ouvirem a leitura do conto e assistirem à curta metragem escolhida para o dia. Quando lemos, contamos, ou ouvimos contos em voz alta, estamos a repetir um ritual muito antigo que cumpriu um papel fundamental na história da nossa cultura.
Algumas turmas apresentaram o resultado das suas leituras autónomas e partilharam as suas opiniões sobre os livros lidos.
Participaram ainda na atividade: SEMEAR PALAVRAS- COLHER POEMAS. Partindo de um envelope que continha 5 palavras, os alunos foram convidados a escrever poemas que integrassem essas palavras. Foi escolhido um poema que representou a turma num mural na biblioteca. Os alunos foram convidados a prenderem flores nas grades do átrio da biblioteca para darem as boas vindas à Primavera. No final requisitaram livros para leitura domiciliária.
Agradecemos aos professores de português a boa colaboração e às auxiliares de ação educativa, D. Telma Sousa e D. Lena Baião a ajuda preciosa em toda a dinâmica e muito especialmente na elaboração das muitas flores que criamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...