domingo, 28 de outubro de 2018

Biblioteca - um espaço de oportunidades

Nesta quinta feira, a professora Ju Adães veio até ao átrio da biblioteca e, durante toda a manhã lecionou as suas aulas, com diferentes turmas, nesse espaço. É certo que se trata de um lugar muito acolhedor e cuidado, onde todos os recantos são testemunho de dedicação e esmero. Mas não é disso que trata este apontamento. É notícia porque ao longo dos últimos anos têm sido cada vez mais frequentes estas situações. Os professores saem do espaço limitado da sala de aula e partem em busca de novas locais mais inspiradores e abertos e onde também é possível aprender de forma mais livre e autónoma.
Ao longo da manhã as turmas sucederam-se e a curiosidade de outros docentes permitiu à professora Ju e aos seus alunos partilhar experiências do trabalho que estavam a desenvolver assente na construção de portefólios que cada aluno tem como objetivo concretizar. Em silêncio, apoiados pela professora os alunos iam desenvolvendo o seu trabalho de forma muito consciente e responsável. E quando questionados sobre se preferiam aulas mais expositivas e direcionadas, os alunos foram unânimes afirmando que assim aprender era mais divertido.
Se no exterior estavam as turmas da professora Ju, no interior uma outra turma trabalhava na zona de informática fazendo as suas pesquisas orientadas pela professora Helena Moita de Deus também ela uma assídua frequentadora do espaço. Ao mesmo tempo um grupo de alunos, na aula de português era recebido pela professora bibliotecária para a hora da dinamização da leitura.
Importa dizer que estamos em outubro, mês dedicado às bibliotecas escolares é tempo de refletir sobre o lugar da biblioteca na escola e no processo de formação do jovem aluno.
Para a biblioteca é tempo de estreitar e reforçar o trabalho colaborativo contribuindo para a flexibilidade das aprendizagens como espaço privilegiado de suporte e apoio ao currículo e a todas as dinâmicas de aprendizagem.
Sendo um lugar de encontro e de interseção estará sempre aberto para acolher e apoiar.
Congratulo-me de testemunhar o caminho que os professores da Ruy Belo vão fazendo, eu própria incluída, numa busca por encontrar e reforçar práticas de aprendizagem baseadas em projetos em que o aluno seja o construtor do seu próprio conhecimento. A flexibilidade curricular, embora esteja assente em pressupostos antigos é ainda nova na escola. São alterações que precisamos ver como oportunidades de mudança.

"Os alunos precisam que a escola mude, que se torne mais interessante, mais desafiante." ( Ariana Cosme) São esses momentos que partilhamos, não para mostrar que somos melhores, mas para mostrar que somos verdade.
Um agradecimento à professora Ana Farinha que concretizou a belissima árvore que faz parte dos materiais do Dia das bibliotecas. #MIBE_2018 #DiadeAulasaoArLivre


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...