quinta-feira, 8 de novembro de 2018

S. Martinho - Manter as tradições


Informam-se todos os alunos e professores que no dia 8 e 9 de novembro, se comemorará na Ruy Belo, o S. Martinho. Convida-se toda a comunidade escolar a participar neste festejo. Haverá distribuição de castanhas ao longo do dia, de acordo com horário afixado.
DINAMIZAÇÃO: Direção/ Equipa PAA; COLABORAÇÃO: GAAF/Biblioteca/ PCA-9ºano/Auxiliares de Ação Educativa/Grupo Motard Foge com elas/Padrinhos
Haverá castanhas, jogos, passatempos, música e muita animação para celebrar o S. Martinho!

A lenda de São Martinho

Num dia frio e chuvoso de inverno, Martinho seguia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio e sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem. Diz a lenda que, nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu. O bom tempo prolongou-se por três dias.

É daqui que surge a expressão “verão de S. Martinho
Alguns dados sobre o Santo Martinho:

No calendário litúrgico, o dia de S. Martinho celebra-se a 11 de Novembro, data em que este Santo, falecido foi a enterrar em Tours, França.
S. Martinho foi, durante toda a Idade Média, o santo mais popular de França. O seu túmulo, em Tours, era o maior centro de peregrinação de toda a Europa Ocidental. A sua generosidade e humildade, aliadas a uma enorme fama de milagreiro fizeram dele um dos santos mais queridos da população. São Martinho é também santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos produtores de vinho.

Em Portugal, o dia de S. Martinho é invocado nas cerimónias religiosas dos locais de culto, e o seu espírito de solidariedade lembrado, quanto mais não seja, através do relato do episódio em que partilhou a sua capa com um pobre; mas de resto, e por todo o lado, assam-se castanhas, prova-se o vinho...

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...