segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - 1848-2018

 A 10 de Dezembro de 2018, assinalam-se os 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Um marco histórico para todos os que respeitam e defendem a dignidade humana, uma vez que este foi e continua a ser, um instrumento de referência na defesa dos direitos humanos de todos.
 As imagens do cartaz são da autoria de Yacine Ait Kaci (YAK) ) http://www.un.org/es/documents/udhr/UDHR_booklet_SP_web.pdf
Quando e porque foi criada a Declaração Universal dos Direitos Humanos?
A Declaração Universal dos Direitos Humanos nasceu no dia 10 de Dezembro de 1948, depois de o mundo ter tomado consciência das crueldades cometidas na segunda Guerra Mundial. Entre estas estavam os crimes praticados pelos nazis, que atingiram judeus, comunistas, ciganos e homossexuais. Também as bombas atómicas lançadas pelos Estados Unidos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, mataram milhares de pessoas inocentes. De forma a garantir que tamanhas atrocidades não voltariam a ser cometidas, os Estados membros da ONU acordaram em elaborar uma Declaração para a defesa dos Direitos Humanos. São 30 os artigos da DUDH, nos quais estão compreendidos os direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais. 


O princípio básico desta declaração é, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos".
Baseada neste princípio, a declaração proíbe a escravidão, a tortura e todas as formas de discriminação e violência. Também proíbe o tratamento desigual entre brancos e negros, entre homens e mulheres.

Sabemos que ainda hoje muitos desses direitos não são respeitados. Existem ainda em muitos países: torturas, assassinatos, abusos sexuais, sistemas repressivos, políticas autoritárias, prisões sem julgamento e injustiças várias. A lista de violação dos direitos humanos é extensa e abarca mais de 60 países, desde o mais pequeno ao mais poderoso. Não basta ter direitos. Os direitos precisam ser reconhecidos e aplicados.

Discurso do secretário-geral António Guterres:

O alto-comissário da ONU para Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, lembrou que graças à Declaração, a vida diária de milhões de pessoas tem melhorado.
A biblioteca em colaboração com as turmas de cidadania do 7ºano da Professora Luisa de Jesus e da turma PCA- 9ºano ( Professora Helena do Ensino Especial) assinalam os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos por forma a incentivar os alunos a melhor compreenderem e valorizarem os DH e  responsabilizaram-se pelo seu respeito, defesa e promoção.
 Dia 10 de Dezembro 
UM DIREITO À TUA PORTA os alunos (PCA 9º e 7ºF) irão entregar ao longo do dia a todas as turmas:
-um folheto contendo a lista simplificada dos 30 direitos humanos e a história do contexto e das razões da criação desta desclaração;
-um cartaz contemplando um dos 30 direitos humanos e uma situação verídica de desrespeito pela DUDH.


 Se clicares Aqui poderás ter acesso aos 30 direitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...