quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

SEMANA DA INTERNET SEGURA - 2019




5 de fevereiro, assinalou-se o Dia da Internet Segura, iniciativa europeia que se comemora em Portugal e se alarga a todo o mês de fevereiro.
Pretende-se promover um uso seguro e consciente das tecnologias digitais. O tema central deste ano é: JUNTOS POR UMA INTERNET MELHOR.  É o mote para propor uma utilização  mais segura da Internet.
 Desde muito cedo crianças e jovens estão rodeados por tecnologias digitais, oferecendo-lhes um enorme conjunto de possibilidades, tudo ao alcance de um click.
A velocidade da comunicação e a facilidade de acesso e produção de informação suscitam preocupações relacionadas com a segurança de dados online e com a vulnerabilidade de camadas de população expostas a maiores riscos. 
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a maneira como as pessoas vivem – como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como com as organizações.
Neste sentido, a Fundação para a Ciência e Tecnologia alerta:
Para os Jovens e Crianças: Podem contribuir com uma navegação ainda mais segura respeitando os outros utilizadores online, protegendo a vossa privacidade e fazendo partilhas de conteúdos positivos online.
Para os Pais: Apoie os seus filhos na navegação da Internet: O diálogo recorrente e a sua presença na utilização das novas tecnologias permitirá que os seus filhos se sintam mais confiantes em partilhar consigo possíveis desafios que enfrentem online.
Para os Educadores/Professores: A educação para uma navegação mais segura na Internet é essencial. Proporcionar aptidões de literacia digital e um sentido crítico de utilização contribui para beneficiar das imensas oportunidades que a Internet e a tecnologia nos oferecem.
Deixamos aqui vários links onde pais, alunos e professores poderão ter acesso a mais informação sobre o tema da segurança na Internet.

Recursos:
Net Com Consciência - conjunto de vídeos dedicados ao público juvenil e que aborda temas como o cyberbulling, sexting, privacidade online e muitos outros temas tecnológicos. No total, são dez episódios que caracterizam os comportamentos online mais frequentes entre os jovens e os riscos a que estes estão expostos se não fizerem uma utilização responsável da Internet e das tecnologias.



Apesar de ser um meio versátil e uma fonte de inesgotáveis recursos, a internet apresenta alguns perigos associados. Para poderes aproveitar ao máximo tudo o que a internet tem para te oferecer é preciso que respeites as REGRAS básicas de segurança.

 1. AVALIO O TEMPO QUE ESTOU ON LINE. 
Propomos-te que reflitas sobre o tempo que passas ligado à Internet. Será que é demasiado? A internet pode causar dependência.
Deixamos-te um vídeo inspirador:






2. Protejo as minhas informações pessoais
Não corras riscos! Quando estiveres a navegar na internet, não divulgues a ninguém o teu nome verdadeiro, o número de telefone, a morada da tua casa ou outra informação pessoal. Se não falas com estranhos na rua porquê fazê-lo na internet? Não corras riscos!
Pensa duas vezes antes de publicares fotografias, textos ou vídeos na internet ou por e-mail. Lembra-te de que muitas pessoas irão ver essa informação. Não publiques fotos que incluam amigos sem lhes pedires permissão.
Não partilhes as tuas palavras passe com ninguém, elas devem ser pessoais e intransmissíveis. Muda a tua palavra com frequência. Proteger estas informações é o primeiro passo para te manteres seguro.






3—COMUNICO EM SEGURANÇA
Se falas na Internet, tem cuidado com as pessoas que não conheces. Quem está do outro lado pode fingir ser outra pessoa. Por isso nunca deves encontrar-te com alguém que conheceste online. Se insistirem nesses encontros fala com os teus pais ou com o professor.




 

4—Respeito os outros
As regras do bom comportamento que deves seguir na vida real são as mesmas quando estás na Internet. Quando estiveres on line não faças nada que possa magoar ou aborrecer outras pessoas.




Põe-te à prova. Responde a este questionário on line. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...