terça-feira, 5 de março de 2019

CONVERSAS COM PAIS - 1 de março

Nos últimos anos temos tentado promover regularmente encontros com pais. Acreditamos que faz parte da nossa missão como escola tornar os nossos pais mais informados, mais confiantes, mais integrados por forma a educarem melhor.
Num ambiente que se pretende descontraído e informal procuramos criar momentos que possibilitam uma reflexão conjunta e a partilha de experiências e dificuldades.
O ato de educar está carregadinho de dúvidas e receios e possibilitar uma interação entre os pais e os especialistas que convidamos, nas mais diversas áreas de interesse, parece fazer sentido. São encontros, por vezes bastante participados, outras vezes menos, como foi o caso deste, onde se discutem temas tendo como ponto de partida a experiência e as preocupações dos pais.
E temo-lo feito a par com sessões que dinamizamos com os filhos.
Fevereiro foi o mês em que se assinalou o tema da Internet segura e agendámos encontros com alunos para os sensibilizar e comprometer com alguns comportamentos a adotar e outros a evitar, por forma a uma utilização mais segura e responsável. Também quisemos convidar os pais e passar algumas reflexões.
Como especialistas da área, para nos ajudarem nesta tarefa convidámos a Drª Cláudia Manata e a escritora Raquel Palermo a quem muito agradecemos. Apresentaram-nos os resultados do último inquérito EU Kids Online. “Quatro em cada cinco internautas portugueses entre os 9 e os 17 anos usa a internet todos os dias para ouvir música e ver vídeos e três em cada quatro usa-a diariamente para se comunicar com amigos e familiares. Neste ambiente de oportunidades, o reverso também existe: 23 por cento assinalam terem vivido no último ano situações na internet que incomodaram e perturbaram.
A experiência do cyberbullying, a que mais incomoda, ou a exposição crescente a conteúdos negativos - como incitação à anorexia ou a mensagens de ódio - são algumas das situações de risco analisadas. A estas juntam-se novos constrangimentos, como o sharenting, as práticas crescentes de pais que partilham imagens dos filhos nas redes sociais sem o seu consentimento.”
Pela terceira vez, a dinamização e organização deste evento resultou de um trabalho conjunto das bibliotecas escolares de dois agrupamentos de escolas: Agrupamento de Escolas QUELUZ-BELAS e Agrupamento de Escolas RUY BELO.
Enquanto se conversava com os pais, as crianças foram encaminhadas para outra sala onde puderam participar em atividades práticas/experimentais. Nestas atividades foram acompanhados pelos alunos monitores do Agrupamento de Escolas QUELUZ-BELAS e pela professora Fátima Pina, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares. Foi grande o entusiasmo.
Agradecemos à Drª Cláudia Manata e à escritora Raquel Palermo a disponibilidade e generosidade em participarem e dinamizarem este encontro, aos alunos monitores, aos professores presentes, Paula Gaspar, Isabel Aradas às auxiliares de educação. A todos agradecemos a presença e o apoio. E claro à professora Fátima Pina com quem tivemos o gosto de articular, mais uma vez. Tudo teve mais sentido nesta dinamização partilhada.
Contámos ainda com o apoio da Câmara Municipal de Sintra que disponibilizou o espaço e da equipa da Biblioteca Municipal Ruy Belo que apoiou o evento. Muito obrigada.
Os pais e EE presentes partilharam as suas dúvidas e gerou-se uma conversa muito animada e esclarecedora.
No final ainda houve tempo para degustar uns bolinhos com todos os participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...