domingo, 27 de janeiro de 2019

Por uma cultura de paz

Reunião de delegados e subdelegados de turma 
Na quarta feira passada reunimos com os delegados e subdelegados representantes das turmas da escola com o propósito de preparar a semana da paz e da não violência. Com a presença da professora Ana Gonçalves, assessora da direção e da representante do GAAF, a psicóloga Mariana procurámos sensibilizar os alunos para a importância de construirmos uma escola que promova valores de paz. Depois de termos dado a conhecer o contexto histórico desta celebração e as atividades que contávamos implementar, os alunos comprometeram-se a serem eles próprios a difundirem nas suas turmas os objetivos e os propósitos desta atividade. Parece-nos muito importante fomentar o envolvimento dos alunos na vida da escola permitindo-lhes começar a exercer uma cidadania responsável e ativa e mais importante ainda mobilizá-los para uma maior intervenção privilegiando o seu papel e dando voz aos seus desejos. Power point apresentado:


Semear uma cultura de paz significa comprometer-nos, nos gestos do dia a dia a respeitar a individualidade de cada pessoa, significa rejeitar qualquer tipo de violência e defender o respeito mútuo, a tolerância o diálogo e a convivência pacífica entre todos.
O Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não Violência definida pela UNESCO foi esboçado por um grupo de laureados do prémio Nobel da Paz.

Ao longo da semana decorrerão sessões de sensibilização sobre o tema do Bullying em parceria com o GAAF, IAC e PSP.
Desejamos a todos uma boa semana e fazemos votos para que nesta semana, em que se celebra a PAZ, não se verifique qualquer sinal de violência: nem insultos, nem agressões físicas ou morais, nem discriminação, nem desrespeito.
Há sempre outra maneira de resolver conflitos.

Deixamos aqui alguns vídeos para reflexão em aula.
1-Campanha Contra Bullying Nickelodeon - Monica- 1m
2-Tipos de bulluying - versão brasileira-2m
3-Quebra o silêncio - denuncia- Associação Portuguesa de Apoio à Vítima -0:45
4-APAV - Corta com a Violência - 1:00m
 5-A História do Pedro - 2:00m
6-A História do Marco -Bullying a última palavra é tua!!!2:35m
 7-A História da Alice- 2:06m
8-Red - 3:07
9-E se fosse contigo? Programa Sic
10-Vídeo inspirador sobre o amor ao próximo (ONG de Cingapura) - 4:16m
11- Uma história de sapos – encorajar os outros- 2:54

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

SEMANA DA PAZ E DA NÃO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

No dia 30 de janeiro, quarta feira celebra-se o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas. Este dia criado em 1964, teve como objetivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz lembrando que é preciso educar para a solidariedade e para o respeito pelos outros, “Uma vez que as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que deve edificar-se a paz”. (Constituição da UNESCO).
Procura-se assim sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos junto das escolas de todo o mundo.
Segundo o relatório da Unicef de setembro de 2018: https://www.publico.pt/…/metade-dos-adolescentes-em-todo-o-… para muitos estudantes, a escola não é um lugar seguro para crescer. Em todo o mundo cerca de 150 milhões de jovens, entre os 13 e os 15 anos de idade já foram vítimas de violência.
O nosso agrupamento não quer, mais uma vez, deixar de assinalar esta efeméride e continuar a esforçar-se por promover uma cultura de paz.


sábado, 19 de janeiro de 2019

SESSÕES DE LEITURA - 3ºciclo



Nesta semana as turmas do terceiro ciclo participaram nas sessões de leitura na biblioteca. A música do Salvador Sobral e Tiago Nacarato “Tempo” e dois contos inspiradores sobre Esperança (sobre colocar o coração nas coisas a que aspiramos) fizeram parte de uma dinâmica participativa em que se procurou sensibilizar os alunos para os livros e a leitura. Procurámos trabalhar a escuta, o silêncio. “Há um défice de escuta nesta geração”.
Foi ainda analisado o artigo: “Ler é muito importante e a ciência dá-te 7 razões para o fazer” https://magg.pt/…/resolucoes-de-ano-novo-ler-e-muito-impor…/.
No final os alunos foram convidados a requisitar um livro para leitura autónoma.
Queremos agradecer e elogiar os professores de Português que em cada dia procuram comprometer os seus alunos e torná-los mais felizes. Quanta grandeza há nesta missão!
Termino partilhando um desejo nas palavras de David Rodrigues, que a escola seja “uma casa em que todos sejam ouvidos, respeitados e valorizados. Em que todos aprendam o melhor e o máximo que conseguirem e se rejeite o fundamentalismo, a ignorância e a segregação”. in Conferência 8ºEncontro para a Inclusão.
Gostei tanto de viver e partilhar esta semana convosco, queridos alunos e colegas. Numa palavra: Obrigada!
Na próxima semana é a vez de receber as turmas do segundo ciclo. Já estamos a preparar a vossa vinda.
Pelo terceiro ano consecutivo, encontramo-nos a desenvolver o Projeto de Leitura, intitulado “LER PARA Descodificar o mundo”, projeto de intervenção na área da literacia da leitura que contempla atividades de leitura regular na biblioteca, sala de aula e requisição de livros para leitura autónoma em casa. Todos os ciclos fazem parte do projeto.
Regularmente as turmas deslocam-se à biblioteca e participam em atividades diversificadas que têm como objetivos centrais, posicionar o livro no quotidiano dos alunos e promover hábitos regulares de contato com o livro e a leitura.
Este projeto financiado pela Câmara Municipal de Sintra é um exemplo de um trabalho colaborativo, que mobiliza as bibliotecas escolares, os docentes de português, os professores titulares de turma, os órgãos de gestão da escola e as famílias, tendo como parceiros as Bibliotecas Municipais, os Centros Lúdicos, a Junta de Freguesia e a Câmara de Sintra num trabalho continuado de promoção da leitura.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

ESTUDAR? É NA BE!

As bibliotecas das três escolas do agrupamento assumem-se, para além de outras valências como lugares preferenciais para o estudo. Articular, com os professores o trabalho de apoio ao estudo, a realização de trabalhos escolares e o esclarecimento de dúvidas são objetivos diários que procuramos dar resposta.
Neste sentido, pelo segundo ano adquirimos a licença da Escola Virtual (com verba do projeto que estamos a desenvolver com a Câmara Municipal de Sintra).
A Escola Virtual é uma plataforma de e-learning que disponibiliza conteúdos educativos em formato multimédia.
A internet pode ser, cada vez mais, uma aliada na hora de estudar, aprofundar conhecimentos e tirar dúvidas.
Lançada em 2005, pela Porto Editora esta plataforma conta já com 120 mil utilizadores do básico ao secundário.
Poderão saber mais sobre esta plataforma aqui: http://www.escolavirtual.pt/
Os alunos no decorrer das atividades letivas ou no seu tempo de intervalo ou de lazer poderão dirigir-se à biblioteca e solicitar as senhas de acesso. Bom trabalho!

domingo, 13 de janeiro de 2019

Projeto de Leitura - “LER para descodificar o mundo”


Pelo terceiro ano consecutivo, encontramo-nos a desenvolver o Projeto de Leitura, intitulado “LER PARA Descodificar o mundo”, projeto de intervenção na área da literacia da leitura que contempla atividades de leitura regular na biblioteca, sala de aula e requisição de livros para leitura autónoma em casa. Todos os ciclos fazem parte do projeto.
Regularmente as turmas deslocam-se à biblioteca e participam em atividades diversificadas que têm como objetivos centrais, posicionar o livro no quotidiano dos alunos e promover hábitos regulares de contato com o livro e a leitura.   
Este projeto financiado pela Câmara Municipal de Sintra é um trabalho colaborativo, que mobiliza as bibliotecas escolares, os docentes de português, os professores titulares de turma, os órgãos de gestão da escola e as famílias, tendo como parceiros as Bibliotecas Municipais, os Centros Lúdicos, a Junta de Freguesia e a Câmara de Sintra num trabalho continuado de promoção da leitura.
Na próxima semana as turmas do terceiro ciclo participam em sessões na biblioteca. A música a poesia e os contos farão parte de uma dinâmica em que se procura sensibilizar os alunos para os livros. No final os alunos serão convidados a requisitar um livro para leitura autónoma.


segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

13ºEDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - Fase escolar


Já foram apurados os alunos que irão representar o Agrupamento Ruy Belo, na fase concelhia do CNL, que decorrerá em Sintra no dia 6 de fevereiro.

A 13.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) teve início no dia 3 de outubro de 2018, data oficial de abertura, e terminará no dia 25 de maio de 2019, dia da grande final, em Braga.

Uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura que tem por objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora junto da população escolar.

O Agrupamento Ruy Belo encontra-se a participar nesta 13ºedição numa colaboração direta entre a equipa das bibliotecas, os professores titulares do 1ºciclo e os professores de português do 2º e 3ºciclos.
Este concurso decorrerá em três fases: escolar, municipal e nacional.
Os alunos inscritos, que irão representar o agrupamento foram apurados depois da leitura de uma obra selecionada e da posterior realização de uma prova escrita de verificação de leitura. Foram selecionados dois alunos por nível de ensino que obtiveram as melhores classificações na prova escrita. Serão eles a representar o agrupamento na fase concelhia.

É com muito orgulho que publicitamos o nome dos alunos apurados:
1ºciclo- MILENE SOFIA SILVA GUERREIRO E LEANDRO FILIPE GONÇALVES DIAS da EB1/JI MONTE ABRAÃO;
2ºciclo - JOÃO NOBRE e EDGAR GASPARYAN;
3ºciclo - PEDRO SANTOS e MARTIM VAIRINHOS da EB 23 RUY BELO.
Felicitamos igualmente os seus professores e familiares.
A Direção do Agrupamento felicita todos os alunos que se inscreveram e muito especialmente os apurados para a próxima fase. Parabéns!




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...