sábado, 19 de janeiro de 2019

SESSÕES DE LEITURA - 3ºciclo



Nesta semana as turmas do terceiro ciclo participaram nas sessões de leitura na biblioteca. A música do Salvador Sobral e Tiago Nacarato “Tempo” e dois contos inspiradores sobre Esperança (sobre colocar o coração nas coisas a que aspiramos) fizeram parte de uma dinâmica participativa em que se procurou sensibilizar os alunos para os livros e a leitura. Procurámos trabalhar a escuta, o silêncio. “Há um défice de escuta nesta geração”.
Foi ainda analisado o artigo: “Ler é muito importante e a ciência dá-te 7 razões para o fazer” https://magg.pt/…/resolucoes-de-ano-novo-ler-e-muito-impor…/.
No final os alunos foram convidados a requisitar um livro para leitura autónoma.
Queremos agradecer e elogiar os professores de Português que em cada dia procuram comprometer os seus alunos e torná-los mais felizes. Quanta grandeza há nesta missão!
Termino partilhando um desejo nas palavras de David Rodrigues, que a escola seja “uma casa em que todos sejam ouvidos, respeitados e valorizados. Em que todos aprendam o melhor e o máximo que conseguirem e se rejeite o fundamentalismo, a ignorância e a segregação”. in Conferência 8ºEncontro para a Inclusão.
Gostei tanto de viver e partilhar esta semana convosco, queridos alunos e colegas. Numa palavra: Obrigada!
Na próxima semana é a vez de receber as turmas do segundo ciclo. Já estamos a preparar a vossa vinda.
Pelo terceiro ano consecutivo, encontramo-nos a desenvolver o Projeto de Leitura, intitulado “LER PARA Descodificar o mundo”, projeto de intervenção na área da literacia da leitura que contempla atividades de leitura regular na biblioteca, sala de aula e requisição de livros para leitura autónoma em casa. Todos os ciclos fazem parte do projeto.
Regularmente as turmas deslocam-se à biblioteca e participam em atividades diversificadas que têm como objetivos centrais, posicionar o livro no quotidiano dos alunos e promover hábitos regulares de contato com o livro e a leitura.
Este projeto financiado pela Câmara Municipal de Sintra é um exemplo de um trabalho colaborativo, que mobiliza as bibliotecas escolares, os docentes de português, os professores titulares de turma, os órgãos de gestão da escola e as famílias, tendo como parceiros as Bibliotecas Municipais, os Centros Lúdicos, a Junta de Freguesia e a Câmara de Sintra num trabalho continuado de promoção da leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...