terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

OS DESAFIOS DA PROFESSORA SANDRA GANTE OU A ARTE DE CRIAR, DESAFIAR E ACREDITAR.



Quando entramos numa escola do primeiro ciclo sentimos que ali se passam muitas coisas bonitas. Em cada canto o olhar descobre um elemento criativo, um painel de muitas cores e formas, uma árvore decorada, uma porta que se abre para um mundo cheio de cantos e recantos, numa organização que não percebemos na totalidade. Percebemos que ali há uma forma de funcionar que é diferente da dinâmica do 2º ou 3ºciclo.
Tudo começa ali. Nós devemos muito a estes professores. Foram eles que nos ensinaram a olhar e a perceber o mundo, a intervir crítica e responsavelmente. Sabemos disso. Percebemos a relevância deste ciclo de ensino na vida futura dos alunos, percebemos o impacto do trabalho destes professores na prevenção do insucesso e do abandono escolar. Percebemos que aquele lugar, do primeiro ciclo e do pré-escolar, é muito importante.
E foi num dia de visita à Escola nº1 do Monte Abraão que me confrontei com os “desafios” da coordenadora de escola, a professora Sandra Gante, que não posso deixar de partilhar aqui, quer pelo envolvimento da comunidade quer pela qualidade dos trabalhos que presenciei.
A professora Sandra Gante é uma "criativa", uma pessoa “fora da caixa” como agora se diz. Professora por convicção e emoção, mestre em teatro assumiu este ano a coordenação da escola. Mas este facto não lhe roubou a energia necessária para continuar a “fazer coisas”.
Chamou-lhe “Desafios” e são dirigidos preferencialmente aos alunos. Depois envolvem os pais e encarregados de educação, os professores, a biblioteca. No final há o envolvimento de todos num trabalho conjunto e colaborante digno de registo.
As regras são sempre as mesmas e foram passadas assim aos alunos:
1. O desafio inicia-se às segundas feiras. Procura-o
2. O desafio celebra sempre uma data importante. Descobre-a.
3. O desafio implica sempre alguma investigação. Investiga-a.
4. O desafio pode ser resolvido por ti ou por um grupo de amigos ou em família. Partilha-o
5. O desafio deve ser entregue às sextas feiras na coordenação da escola. Entrega-o
6. Desafia-te. Os resultados de um desafio são sempre surpreendentes. Surpreende-te.
Infelizmente não posso mostrar o rosto da professora Sandra, nem os seus olhos verdes, nem o seu cabelo cor de fogo, mas se a quiserem conhecer ela está todos os dias às 9h da manhã na porta da escola a acolher os seus meninos. Ela é um dos rostos da Ruy Belo. Parabéns a todos! Gostei muito!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...