domingo, 10 de março de 2019

MEMÓRIAS POR PARTILHAR – NATAL 2018

“O todo é maior que a soma das partes”
Trazer à luz, tornar visível.
Os momentos festivos nas escolas são oportunidades para fortalecer laços entre a comunidade escolar. São estes momentos de festa comum, de trabalho em equipa que nos abrem caminhos de proximidade e cumplicidade. Obrigam-nos a “levantar os olhos que trazemos fixos” no nosso quotidiano, presos às nossas rotinas individuais e a erguê-los (aos olhos) para os outros, os que se sentam connosco na mesma casa comum que é a escola. Partilhar o resultado do trabalho que cada um desenvolveu com os seus alunos, pensar e refletir de braço dado, montar e desmontar, ter brio, sentir orgulho, acreditar que é possível fazer a festa.

 São estas semanas que nos impelem a fazer mais e melhor para que esta casa comum que é a escola não seja um deserto, mas uma planície de oportunidades onde cabem todas as coisas que vamos construindo com os nossos alunos. Eles caminham ao ritmo do nosso entusiasmo, da nossa verdade e do nosso acreditar. Foi assim a nossa semana.

Durante os preparativos há uma azáfama muito própria, alunos e professores que chegam mais cedo e que ficam até mais tarde, a montar, a construir “aquela exposição” “aquele painel” que todos pretendem que tenha impacto. Respira-se uma saudável concorrência onde cada um se compromete com o seu papel que irá fundir no todo.
As partes fazem o todo, mas sabemos já que “o todo é maior que a soma das partes”.  Significa que: "A+B" não é simplesmente "A+B", mas sim um terceiro elemento denominado "C", que congrega características próprias". (Gestalt)

São partes desconexas, mas que depois ganham significados próprios.

Mais uma vez o agrupamento Ruy Belo esteve em festa. Ao longo da última semana letiva de dezembro cada um dos 1600 alunos teve oportunidade de vivenciar, partilhar e aprender de um modo diferente do habitual. Sob o mote” Vamos celebrar o natal” viveram-se momentos únicos.
A “Aldeia  Natal”, na EB1 Monte Abraão cada turma foi convidada a participar com uma atuação, uma coreografia, uma exposição colaborativa, reunindo os trabalhos das turmas, um jogo de pista, um conto na biblioteca contado pelos pais, com recurso a personagens tradicionais.
A escola alindou-se com trabalhos magníficos e com uma feirinha de Natal já habitual nesta escola. Teve a colaboração dos EE.
Na sexta feira, 14 de dezembro a EB1 Monte Abraão 2 festejou a quadra com canções e tradições natalícias do mundo e com exposições integrando trabalhos realizados com a colaboração das famílias. “A escola estava linda” nas palavras da coordenadora do estabelecimento, a professora Isabel Ferreira.
Na escola sede os alunos participaram ao longo da semana em sessões de leitura na biblioteca. Todas as turmas, à exceção dos nonos anos, vieram num horário definido à biblioteca. E claro que o tema foi o Natal: canções, contos e lendas de Natal, anedotas, adivinhas, um desejo de Natal que foi colocado em caixinhas que juntas formavam uma árvore de Natal. Os alunos receberam um conto e uma carta para oferecerem e lerem com e para os pais. No final partilhámos uma fatia de bolo, generosamente oferecido pela direção.
Na quinta feira as atividades letivas foram substituídas por assembleias de turma, onde os alunos tiveram oportunidade de reflectir com os seus pares temas que versavam as várias dimensões do Perfil do Aluno.
Estamos empenhados em proporcionar momentos reflexivos no sentido de desenvolver competências cívicas humanistas e de cidadania em toda a comunidade escolar. Refletes tu! Refletimos nós!
Assistimos ao hastear da bandeira Eco escolas com a presença do grupo de alunos e professores que juntamente com a sua coordenadora, a Professora Helena Moita de Deus dinamiza as ações nesta área. Estiveram presentes os representantes da Câmara de Sintra, da Junta de Freguesia, da Polícia, da Criagente e outras entidades que quiseram acompanhar o momento. A todos agradecemos. A bandeira foi hasteada ao som de música do grupo coral dirigido pela Professora Paula Mourato.
A tarde contou ainda com uma apresentação pública para os EE de um conjunto de canções tradicionais de Natal pelo mesmo grupo coral da escola – 2ºciclo dirigido pela professora Paula Mourato. E que bem que cantaram os nossos alunos! Parabéns a todos.
Da parte da tarde as salas de aula transformaram-se em salas de cinema que projetaram um conjunto de filmes seleccionados para cada ano de escolaridade.
A semana terminou em grande com a visita às exposições dinamizadas pelos vários Departamentos.
Enquanto no PAVILHÃO DAS HUMANIDADES decorriam as Olimpíadas das Ciências Sociais e Humanas e se podia visualizar trabalhos muito criativos onde se integravam as rosas dos ventos, maquetes que retratavam várias épocas da nossa história, na SALA DAS LÍNGUAS apreciavam-se coloridos postais de Natal em diversas línguas ao som de música ambiente e degustação de bolinhos e chá.
Na SALA DE ARTES fomos surpreendidos com uma cena natalícia em que não faltou a tradicional lareira, muita neve e pais natais de todos os tamanhos e feitios.
O último piso do pavilhão A acolheu uma exposição sobre alimentação e trabalhos realizados no âmbito de Oficina de Projetos bem como diversos Jogos Matemáticos e um Laboratório de Ciência à espera dos cientistas.
Nestes dias, todas as turmas acompanhadas pelos Professores, para além de visitarem as exposições, participaram nos jogos propostos pelas várias disciplinas, assistiram a filmes, refletiram sobre um tema proposto, e elaboraram um slogan alusivo ao mesmo.
Foi uma semana que contou com o empenho de toda a nossa comunidade escolar.
A equipa do PAA está de novo de parabéns, as professoras, Ana Sousa, Ana Candeias, Inês Almeida e Fátima Ramos. O vosso trabalho de planificação e de estruturação de toda a semana merece destaque e reconhecimento. Foi uma tarefa avassaladora gerir atividades para 29 turmas, cerca de 70 professores, todos os funcionários, 15 exposições em 4 espaços, 9 atividades diversas, 5 concursos (Palavras Proibidas e Olimpíadas das Ciências Sociais), 1 sala de experiências (Cientistas à solta), 1 sala de jogos – Matemática, 1 sala da Educação Especial - Ser deficiente... Como é?.
Quisemos hoje recordar esta semana bonita, porque consideramos que o trabalho realizado merece ser divulgado, porque nos apeteceu recordar alguns momentos em que fomos felizes e fizemos uma festa comum. 2018 acabou em beleza.




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...