domingo, 20 de maio de 2012

Uma noite na biblioteca



    A noite de 18 para 19 de maio foi diferente para os que participaram na atividade ”Uma noite na Biblioteca”. Os alunos da  Oficina da Leitura e da Escrita, dinamizada  pela Professora Helena Cunha, a Professora Teresa Sobral e  alguns alunos convidados da turma do 5ºI tiveram o privilégio de integrar esta aventura noturna.
    Uma noite a dormir entre os livros, teve como objectivo promover a biblioteca como espaço de lazer e convívio, fomentando o contacto com o mundo maravilhoso dos livros e das histórias.
    Na noite de sexta para sábado, não faltou animação, jogos e brincadeiras.
    No início da noite os alunos estiveram a fazer jogos e atividades livres, depois seguiu-se a Hora do Conto com a contadora de histórias Vera Alvelos que nos presenteou com o conto “O Papílio” retirado do livro “ Os Contos de Hans Christian Andersen “.
    Partindo da mala de um colecionador de borboletas, ouvimos uma história que cheirava a flores e tinha as cores da Primavera. “Mas nem tudo são rosas na estação dos amores, é o que nos conta esta história que persegue o encontro com o par perfeito, sem nunca o conseguir.”
    Inspirados no conto e na criatividade de Andersen, fomos convidados a participar numa oficina de construção de histórias de modo  “a conhecer estas delicadas e extravagantes criaturas que animam os céus e os campos de flores“. (Biblioteca de Mala Aviada)
    Construímos a nossa história em forma de borboleta e depois quando estava pronta a voar, partilhámo-la com os nossos companheiros de viagem.
    Houve ainda tempo de receber a visita da nossa diretora Drª Nancy Gaudêncio que nos presenteou com a sua presença e o seu apoio. Partilhámos com ela as nossas histórias e um pequeno lanche que estava reservado para o final. Só depois pudemos adormecer, entre livros, ao som de histórias. 
    Alguns encarregados de educação participaram nesta aventura, destacamos a presença da D. Fernanda, mãe do Humberto que também dormiu na biblioteca e deu uma ajuda preciosa. No sábado, logo pela manhã, partimos de novo para os nossos casulos.
    Deixamos aqui o nosso agradecimento à Direção da escola e mais concretamente à Diretora Nancy Gaudêncio, aos encarregados de educação que permitiram que os seus educandos participassem nesta iniciativa, à  Professora Helena Cunha responsável pela atividade.
 Deixa-se aqui também um agradecimento ao departamento de Educação Física por ter cedido os colchões que tornaram a nossa noite mais confortável.
                                                                                                                Teresa Sobral

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...