O Dia Europeu das Línguas é comemorado todos os anos, desde 2001, numa iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia.
A comemoração deste dia tem como objetivos:
Incentivar o estudo e a aprendizagem das línguas ao longo da vida;
Promover a tomada de consciência e o respeito por todas as línguas ;
Sensibilizar para o multilinguismo e a diversidade linguística da Europa como um património comum a preservar e a cultivar;
Lembrar que a diversidade linguística contribui para a riqueza cultural da Europa e dos seus cidadãos.
A Europa possui um verdadeiro tesouro linguístico: 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e continentes que vivem na Europa.
O alemão é a língua materna mais falada na União Europeia (Alemanha, Áustria e Luxemburgo), com cerca de 91 milhões de falantes nacionais.
A língua inglesa é falada no Reino Unido, Irlanda, Malta e Chipre. Contudo, o número de cidadãos que falam inglês como primeira língua estrangeira torna esta língua a mais utilizada, muito à frente do alemão ou qualquer outra língua
Diverte-te com a música do filme Frozen cantado em 25 línguas.
A língua portuguesa comemora este ano, 800 anos de história. Pensa-se que o primeiro e mais antigo documento escrito em português foi o Testamento de D. Afonso II (1214).
Com cerca de 240 milhões de falantes, a língua portuguesa é a sexta língua mais falada no mundo e, para além do inglês, é a única língua falada em países dos cinco continentes. É a língua oficial de oito países: Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Brasil, Moçambique e Timor-Leste. É também uma das línguas oficiais de Macau (China) e da Guiné Equatorial. É falada também nos antigos territórios da Índia portuguesa (Goa, Damão, Diu) e em pequenas comunidades que faziam parte do império português na Ásia.
Se quiseres saber mais, faz este QUESTIONÁRIO.
Experimenta estes JOGOS
Sem comentários:
Enviar um comentário