domingo, 19 de outubro de 2014

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÂO

No dia 16 de outubro, comemorámos o Dia Mundial da Alimentação. A data foi escolhida para assinalar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945.
Este ano o tema escolhido foi - Agricultura Familiar: Alimentar o mundo, cuidar da Terra, que pretende chamar a atenção para o papel dos pequenos agricultores na erradição da pobreza. O objetivo é trabalhar no combate à fome e à pobreza, promovendo o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a busca da segurança alimentar e o acesso de todas as pessoas aos alimentos necessários, em quantidade suficiente e com qualidade, com vista a uma vida ativa e saudável.
Segundo dados da FAO, 850 milhões de pessoas passam fome no mundo. Isso significa que não têm acesso a uma alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente.
Correu muito bem o Dia Mundial da Alimentação na Ruy Belo. Há dias assim, em que todas as peças parecem encaixar e fazer sentido, sem esforço.
O dia começou com a montagem da já tradicional roda dos alimentos ao vivo com as sete divisões: cereais e derivados, e tubérculos (28%); hortícolas (23%); fruta (20%); lacticínios (18%); carne, pescado e ovos (5%); leguminosas (4%); óleos e gorduras (2%) e água.
Durante a manhã houve adivinhas por descobrir, prova de sabores com olhos vendados, palavras cruzadas, desenhos por colorir, contos para ler, jogos de mesa inspirados na roda para realizar.
Às 10h recebemos os nossos primeiros convidados, os amigos da ARPIMA, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Monte Abraão que já nos habituaram à qualidade dos seus espetáculos. Mais uma vez agradecemos a imensa generosidade e simpatia deste grupo que trouxeram canções tradicionais portuguesas que professores, alunos e auxiliares acompanharam com muita alegria. Foi uma forma perfeita de dar início às celebrações.
Aqui ficam as imagens:

A Enfermeira Lurdes Veigas, que sempre tem colaborado de forma empenhada no nosso agrupamento, acedeu gentilmente a mais um convite que a equipa da biblioteca lhe fez e dinamizou uma sessão intitulada: “A História da Sopa”. Refletiu-se sobre o valor nutricional da sopa e a sua evolução ao longo da história. Com grande dinamismo conseguiu captar a atenção das duas turmas presentes. Agradecemos a sua disponibilidade e o seu contributo para a dinamização deste dia. 

Às 11.30h com a turma do 6ºA começamos os preparativos para a elaboração da sopa. Montámos o fogão, escolhemos e descascámos os alimentos e num instante uma bela sopinha ficou pronta. Depois os alunos empenharam-se na distribuição das sopas. Portaram-se tão bem, queridos meninos do 6ºA! Apreciámos a vossa dedicação e sentido de responsabilidade. Ao longo do dia houve também distribuição de maçãs. Queremos agradecer aos elementos do GAAF, às Professoras Graziela Neves, Rosa Conceição, Filipa Pires, Ana Ferraz, aos professores do Departamento de Ciências, à direção do agrupamento, à Associação Arpima, à Enfermeira Lurdes Veigas aos meninos do 6ºA, 7ºF e 7ºD, à chefe da cozinha, ao Ricardo e ao Senhor Diogo que transportaram a grande panela, à D. Telma e à D. Perpétua duas assistentes maravilhosas e a todos os que contribuíram para que este dia corresse tão bem como correu. Bem hajam!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...