Dia Mundial do Idoso
“Quando te trato por velho não estou a pensar que a tua alma esteja gasta, nem que a tua juventude tenha morrido.
No teu corpo como no meu, o tempo vai passando, as rugas vão surgindo e seremos como uma árvore que já deu flor e fruto, teve a primavera, há-de vir o Outono e o inverno, como na vida de todos os seres.” Júlio Roberto
No Dia Mundial do Idoso considerámos que seria importante sensiblizar os nossos alunos para as questões do envelhecimento e para a necessidade de cuidarmos e protegermos os mais velhos. Todas as turmas tiveram acesso a um pequeno folheto com vista a uma reflexão em que se reconhecesse o papel e o contributo dos mais idosos na construção do mundo que herdámos.
Estão entre o passado, o presente e o futuro, já que o seu saber, vivência e experiência constituem um vínculo vital para o desenvolvimento da sociedade.
Organizámos com o 6ºF uma visita ao núcleo da 3ºIdade da Igreja do Monte Abraão. Soltámos a nossa voz com músicas que improvisámos, e escutámos canções de outros tempos cantadas com imensa alegria e emoção. Receberam-nos com um lanche como se recebem os amigos. Partilhámos uma hora do nosso dia e viemos com o coração mais terno.
Por último e não menos importante, é justo salientar o contributo da professora Paula Balonas. Ela soube de forma inspirada e talentosa envolver todos os participantes num convívio intergeracional. Sem ela não teria sido o mesmo. A nossa querida Paula Balonas é um dos rostos da Ruy Belo de que muito nos orgulhamos. Pela sua entrega aos alunos e à escola, pela sua disponibilidade em abraçar causas, pela recetividade aos projetos e por muito mais que faz dela uma Grande Professora.
Agradecemos também ao 6ºF que soube tão bem representar a nossa escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário