S. Martinho - Parte 1
Que bonita foi a nossa festa!
Cumprimos o que nos propusemos fazer. Todos juntos num espírito de comunidade que importa assinalar. Ao longo da semana planeamos, definimos açoes, encontrámos parceiros, pedimos ajuda, estabelecemos laços.
No dia 14, num S. Martinho adiado, oferecemos castanhas, mas também a nossa alegria, disponibilidade, a nossa dedicação, a nossa presença. Ao longo de todo o dia, os professores acompanhados pelas suas turmas aceitaram o convite e interrompendo as suas aulas e seguindo um calendário definido, estiveram presente e tornaram possível.
É justo que se agradeça à Direção e muito particularmente à Professora Ana Ferraz que esteve desde o primeiro momento na dinamização do evento, nas mais diferentes fases e que com o seu bom gosto alindou a Sala de Professores para a festa das castanhas; às meninas do Gaaf Agrupamento Ruy Belo, Anabela e Raquel que fizeram parte da equipa dinamizadora e estiveram connosco ao longo de todo o dia na distribuição das castanhas; às nossas insubstituíveis auxiliares de ação educativa que retalharam cerca de 1000 castanhas, ao longo da semana, sob orientação da sua coordenadora D. Purificação Santos, que tudo geriu tão bem; à D. Daniela, à D. Perpétua, à D. Telma Sousa, à D. Márcia, e D. Fernandinha que fizeram os cartuchinhos e estiveram na distribuição e gestão do espaço; à D. Guilhermina Portela que, vestida a rigor abrilhantou a nossa festa e deu um toque pitoresco ao espaço; aos Bombeiros de Queluz que muito gentilmente nos disponibilizaram os fogareiros, à Junta de União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão que fez o transporte dos fogareiros; ao NAPARB- Agrupamento Ruy Belo Naparb e a todos os professores que divulgaram os cartazes informativos nas redes sociais. E que dizer ao Sr. Diogo e ao Sr. Ricardo que durante todo o dia assaram as castanhas? OBRIGADA! Uma palavra de apreço para todos.
Deixamos as imagens que testemunham alguns momentos da nossa festa.
O que aconteceu no interior da Biblioteca merece ser partilhado. A Lenda de S. Martinho foi teatralizada pela turma do 5ºA. A encenação esteve a cargo da Professora Sofia Cunha. Ao longo da manhã a lenda foi apresentada com grande grandiosidade e graciosidade para as seis turmas do 4ºano e para quatro turmas do quinto ano. É certo que nem tudo foi perfeito, que houve duas turmas que tiveram mais dificuldades de parar para dar espaço aos atores de atuarem, mas isso não ofusca o mérito deste acontecimento. A Professora Sofia Cunha, já lhe fiz referência noutro post, teve a sabedoria, o talento de conseguir, com uma turma considerada difícil, criar uma peça que deixou todos maravilhados. Pelo seu esforço, pelo seu trabalho, pela sua dedicação, por fazer a diferença numa escola exigente e desafiante, por trilhar caminhos difíceis, por onde alguns não se aventuram a ir e sobretudo por acreditar que é possível. Estes meninos nunca mais vão esquecer esta memória bonita que fizeram acontecer, vão lembrar para sempre esta professora que neles acreditou e que soube transformar o impossível no realizável. Vão guardar na sua história esta lembrança de serem capazes e vão ficar mais fortes. É por isso que eu gosto de trabalhar contigo Sofia!
Há agradecimentos a fazer? Há! Porque juntos somos mais fortes. Agradecemos à equipa da biblioteca, D. Telma e D. Perpétua que ajudaram, a montar os cenários, e com a Professora Maria João Barros, a vestir e colocar adereços nos atores e a manter a ordem nos bastidores; à Professora Marília que fez o sol; à Professora Marília que pintou as castanhas, e ajudou a fazer os painéis; aos professores que vieram participar com as suas turmas; à diretora da turma 5ºA, Professora Ivete que também veio ajudar e estava tão orgulhosa dos seus "meninos"; à Direção do agrupamento no geral e muito especialmente à Diretora Nancy que tão bem tem sabido apoiar e reconhecer a importância para a escola destes eventos e à Professora Ana Ferraz que viabiliza monetariamente a aquisição dos materiais necessários à concretização destas atividades.
Sem comentários:
Enviar um comentário