Como forma de assinalar o Dia Mundial da Árvore organizámos a plantação de uma árvore numa iniciativa que teve como parceiro mais direto a Polícia da Escola Segura representada pelos senhores agentes, Hugo Silveirinha e Marisa Brás, também com a colaboração da coordenadora do Eco escolas, professora Teresa Xana Silva, a equipa da biblioteca e a direção do agrupamento. Cavar, plantar, regar, proteger. Escolhemos a turma do 5ºA que ficou a partir de hoje com a responsabilidade de cuidar da pequena árvore que faz agora parte das espécies arbóreas da Ruy Belo.
Tivemos como objetivo sensibilizar para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).
Sabias que 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.
A 21 de março comemora-se também o Dia Mundial da Poesia e nesse sentido os alunos das professoras Sofia Cunha, Marcia Nogueira e Helena Lima estiveram na biblioteca para uma sessão do Projeto de Leitura. Centrámos o nosso encontro na descoberta de poemas relacionados com as árvores, as florestas e a poesia. Analisámos alguns curtos poemas inspirados nos haicais japoneses tendo por base o livro ”À noite as estrelas descem do Céu” de João Mésseder.
Sem comentários:
Enviar um comentário