Eu sou porque tu és! É o
mote da filosofia Ubuntu que defende uma cultura de acolhimento,
respeito, entreajuda, partilha, comunidade, cuidado, confiança e
generosidade. Tudo isto queremos plantar na escola. “Contigo aprendo
quem sou, descubro-me nos teus olhos, descubro-te e descobres-me”
Jornadas do Pensamento Emocional
Também nas escolas e bibliotecas do 1ºciclo o dia 30 de janeiro foi assinalado.
Os alunos do JI e do 1º Ciclo, partiram
da leitura do "Livro da Paz" de Todd Parr realizaram atividades de
expressão plástica. Escreveram frases originais sobre a Paz, “O meu
gesto de Paz”, refletiram sobre a forma como podem contribuir para
diminuir as situações de conflito. Na minha escola, o que é que constrói
ou destrói a Paz? E eu, como posso construir a Paz?
Foi este o desafio proposto a todos os alunos do agrupamento. No caso dos alunos do 1º Ciclo, após reflexão realizaram trabalhos de expressão plástica originais e criativos tendo como base uma pomba da Paz, no caso dos alunos do JI, as mãos da amizade. Os trabalhos irão ser agrupados num mural pela Paz. Fixar o pensamento e a reflexão num trabalho artístico.
Na sala de aula exploraram um poema de Sidónio Muralha.
Foi este o desafio proposto a todos os alunos do agrupamento. No caso dos alunos do 1º Ciclo, após reflexão realizaram trabalhos de expressão plástica originais e criativos tendo como base uma pomba da Paz, no caso dos alunos do JI, as mãos da amizade. Os trabalhos irão ser agrupados num mural pela Paz. Fixar o pensamento e a reflexão num trabalho artístico.
Na sala de aula exploraram um poema de Sidónio Muralha.
Há seis anos que a nossa escola assinala o dia 30 de janeiro (Dia da
Não violência e da paz nas escolas) em comunidade, quer dizer
colaborativamente, o blogue da biblioteca comprova-o. Quisemos ao longo
destes anos ajudar a plantar sementes no coração dos nossos alunos.
Sementes que talvez não vamos ver brotar, mas que estão lá à espera de
fazer sentido e de dar sentido às suas vidas.
No caso do 1ºciclo ainda mais pertinência tem. É no coração destes meninos que devem ser plantadas as sementes da paz. Aqui importa formar meninos mais humanos, mais compassivos mais críticos, mais pensantes. O impacto do que se faz é decisivo. É também uma oportunidade para que comecem a pensar autonomamente e a comunicar verbalmente e de forma artística o que sentem. Aprender com os outros, somos seres de relação, a gerir os conflitos e a conhecermo-nos melhor.
Não posso terminar sem agradecer o envolvimento e a participação de todos os educadores, professores titulares e direção das escolas.
No caso do 1ºciclo ainda mais pertinência tem. É no coração destes meninos que devem ser plantadas as sementes da paz. Aqui importa formar meninos mais humanos, mais compassivos mais críticos, mais pensantes. O impacto do que se faz é decisivo. É também uma oportunidade para que comecem a pensar autonomamente e a comunicar verbalmente e de forma artística o que sentem. Aprender com os outros, somos seres de relação, a gerir os conflitos e a conhecermo-nos melhor.
Não posso terminar sem agradecer o envolvimento e a participação de todos os educadores, professores titulares e direção das escolas.
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