Ao longo da Semana da Paz e da Não violência nas escolas desenvolvemos diversas atividades nas salas de aula (compromisso pela paz, contos para refletir), na biblioteca (exposição e filme) e também na sala de professores e na sala de convívio quisemos simbolicamente assinalar esta semana com o Banco dos Abraços.
Acreditamos que um ABRAÇO tem muito poder. Se fizermos algumas pesquisas rápidas verificamos que um abraço liberta ocitocina, responsável pela alegria, reduz o stresse e a pressão arterial, diminui a ansiedade, equilibra o sistema nervoso, transmite energia e coragem. Em suma faz-nos sentir bem. E foi isso que quisemos, receber e dar abraços, primeiro a medo depois com confiança soltaram-se alguns abraços fraternos.
Um outro apontamento na sala de professores “Leva um Sorriso para o teu dia” que integrava um texto de David Rodrigues “As escolas amigas das crianças” foi uma ideia da professora Dores Barcelos que tinha o propósito de nos fazer refletir sobre o impacto que pode ter para os nossos alunos a forma como diariamente os acolhemos nas salas de aula. A nossa forma de olhar. Os aspetos emocionais assumem um papel cada vez mais relevante e pertinente na educação.
Fizemo-lo com a certeza de que queremos ser uma escola de afetos, uma escola que vai fazendo um caminho de aprendizagem em torno da Inteligência ou do pensamento emocional.
Sabemos que os conflitos são intrínsecos às relações humanas, mas temos cada vez mais de ensinar e aprender a mediar conflitos, ensinar aos nossos alunos técnicas de autorregulação e de auto conhecimento, de resiliência por forma a serem mais competentes, a conhecer e a lidar com as suas emoções, de tristeza, de alegria de frustração.
Aliar o desenvolvimento de competências cognitivas e emocionais é a melhor forma de “promover seres humanos mais íntegros, menos discriminatórios, que são capazes de se compreender melhor a si e aos outros estando aptos para estabelecer relações mais positivas.” Ana Rita Cardeira
Há seis anos que a nossa escola assinala o dia 30 de janeiro (Dia da Não violência e da paz nas escolas), o blogue da biblioteca comprova-o. Quisemos ao longo destes anos ajudar a plantar sementes no coração dos nossos alunos. Sementes que talvez não vamos ver brotar, mas que estão lá à espera de fazer sentido e de dar sentido às suas vidas.
Sabemos que um sorriso, um tratamento terno, um abraço pode mudar o dia de um aluno.
Como diz madre Teresa de Calcutá “Não te preocupes se os teus alunos não te escutarem, eles observam-te todos os dias.”
Há hoje evidências científicas de que o conhecimento que adquirimos não é suficiente para lidarmos com a complexidade da realidade.
O potencial das competências emocionais está na ordem do dia. As emoções são o suporte básico para que a aprendizagem ocorra. Os estudos dizem que os alunos mais competentes a nível emocional têm maior sucesso académico”, acrescenta Dulce Martins.
Neste fim de semana participamos eu, a professora Dores Ávila e a professora Ana Sousa nas II Jornadas do pensamento emocional. E tudo fez mais sentido.
Partilho duas citações de dois oradores:
“Desenvolver a Inteligência emocional pode ser mais importante do que saber resolver equações do 2ºgrau” afirmou a Drª Maria Paula Branco
“O verdadeiro objetivo da escola pública é o direito de todos e cada um desenvolver o máximo das suas capacidades por forma a participar na vida pública, política, cultural e social. Gerar sentido e propósito na vida de cada um”. Drº Laborinho Lúcio
https://pensamentoemocional.pt/…
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