quarta-feira, 15 de maio de 2019

AULA TRANSDISCIPLINAR PARA UM ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO - SEXTA FEIRA, DIA 22 ACONTECEU NA BE

Logo pela manhã três professoras irromperam biblioteca dentro de bata branca vestida e microscópios na mão. Os alunos do 9ºA acompanhavam-nas com tabuleiros onde repousavam pipetas, copos graduados e caixinhas de petri. Nas mesas das bibliotecas já estavam os tablets e o restante material e, no teto suspensos, dezenas de vírus e micróbios de peluche.
O que se passou a seguir foi significativo e importante para merecer umas palavras.
Em primeiro lugar de agradecimento às professoras Helena Moita de Deus, Cristina Vigário e Catarina Rito que integraram este ano a comunidade da Ruy Belo e vieram acrescentar valor e conhecimento às nossas práticas. Professoras que aceitam desafios e ensaiam dinâmicas inovadoras numa procura por um ensino mais comprometido e responsável.
Em segundo lugar de gratidão pela presença das representantes do Departamento de Educação da Câmara de Sintra que, mais uma vez vieram fazer o acompanhamento aos projetos desenvolvidos na escola, Drª Marina Barros e Drª Anabela Paraíso. A Câmara de Sintra tem financiado e apoiado diversos projetos respondendo positivamente às necessidades da escola nomeadamente de requalificação das bibliotecas do agrupamento tornando-se por isso uma parceria relevante.
Em terceiro lugar aos alunos. Os do 9ºA que de forma exemplar cumpriram o que tinha sido acordado com os professores, prestar apoio e orientação às atividades práticas a dinamizar em pequenos grupos de cinco alunos do 6ºD. E os do 6ºD que tão empenhadamente cumpriram o esperado deles.
Acreditamos que a “aprendizagem entre pares” é um caminho a explorar facilitando e reforçando as interações aluno-aluno. É uma forma de incentivar a participação dos alunos, valorizar e responsabilizar cada um pelo seu papel desenvolvendo a capacidade para a partilha e a entreajuda potenciando as capacidades e competências de cada um.
A sessão iniciou-se pela apresentação da biblioteca como lugar privilegiado ao conhecimento e à aprendizagem nomeadamente da disciplina de Ciências Naturais e desenvolveu-se em torno do tema da circulação sanguínea, dos constituintes do sangue, da definição de misturas.
O que se passou a seguir foi a confirmação de que uma abordagem transdisciplinar, diferente do conceito interdisciplinar, é muito enriquecedora. A conexão de duas disciplinas, Ciências Naturais e Físico Química, de dois ciclos diferentes (2º e 3º ciclos) e a utilização dos recursos da biblioteca integrando a parceria do professor bibliotecário que pode e deve ser “parceiro” favorece a construção de novas práticas educativas e a criação de novos saberes.
Os professores fazem uma mesma planificação, participam em todos os processos, vão além das suas disciplinas de formação, envolvem a comunidade escolar e neste caso a biblioteca.
Defendo por isso que a interação entre a escola e a biblioteca deve converter-se em relações de “apoio” desta figura do professor bibliotecário para com os professores, os alunos e a escola. Todos ficam a ganhar com estas e outras parcerias.
No final e no início da sessão os alunos utilizaram os tablets para responderem a um Quiz por forma a testarem as suas aprendizagens. Foi utilizada o Kahoot!, uma plataforma com uma componente lúdica, que permite construir e aplicar questionários gerando um ranking, de acordo com a rapidez e o número de respostas corretas.
Os tablets serviram para os alunos acederem à plataforma da Escola Virtual. Estes recursos foram adquiridos com verba do projeto financiado pela Câmara de Sintra.



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