Correu muito bem o 9ºencontro de Pais à Conversa, que decorreu na
passada quarta feira na Biblioteca Municipal Ruy Belo. Cerca de 60
encarregados de educação, acompanhados pelos seus filhos (cerca de 20)
compareceram nesta sessão de final da tarde. Desde 2009 que a equipa das
bibliotecas do agrupamento Ruy Belo promove estes encontros, que são
uma oportunidade de reflexão acerca da importância da leitura. Família,
Escola e Bibliotecas juntos na leitura.
Este ano, pela segunda vez, a dinamização e organização deste evento resultou de um trabalho conjunto das bibliotecas escolares de dois agrupamentos de escolas: Agrupamento de Escolas QUELUZ-BELAS e Agrupamento de Escolas RUY BELO.
Procuramos desta forma dar visibilidade ao trabalho das bibliotecas municipais, das bibliotecas escolares e envolver os pais e encarregados de educação nesta grande missão que é de todos, o desenvolvimento de competências de leitura nos nossos alunos.
De que forma, podem as famílias, as bibliotecas escolares, as bibliotecas públicas e a escola, em conjunto, promover o desenvolvimento de competências de Leitura? Que estratégias? De que forma podem os pais envolver-se?
A sessão intitulada A ARTE DE LER HISTÓRIAS contou com a participação da grande contadora de histórias Cláudia Almendra que maravilhou todos os presentes com a sua expressividade, energia, e o seu conhecimento profundo da arte de contar histórias. Numa primeira parte partilhou algumas histórias para as crianças e jovens presentes, numa segunda parte, já apenas com os pais partilhou alguns livros adequados para trabalhar temas considerados difíceis: o medo, a morte, as separações, a homossexualidade, deixando algumas “dicas” para desenvolverem em casa. Os pais e EE presentes partilharam as suas dúvidas e gerou-se uma conversa muito animada e esclarecedora.
Enquanto se conversava com os pais, as crianças foram encaminhadas para outra sala onde puderam participar em duas atividades práticas/experimentais: aprender a fazer sais de banho com cheirinho a jasmim e fazer manteiga. Nestas atividades foram acompanhados pelos alunos monitores do Agrupamento de Escolas QUELUZ-BELAS e pela professora Fátima Pina, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares. Foi grande o entusiasmo.
No final ainda houve tempo para degustar uns bolinhos e umas bebidas refrescantes com todos os participantes.
9ºencontro de Pais à Conversa, que decorreu na passada quarta feira na Biblioteca Municipal Ruy Belo. Cerca de 60 encarregados de educação, acompanhados pelos seus filhos (cerca de 20) compareceram nesta sessão de final da tarde. Desde 2009 que a equipa das bibliotecas do agrupamento Ruy Belo promove estes encontros, que são uma oportunidade de reflexão acerca da importância da leitura. Família, Escola e Bibliotecas juntos na leitura.
Agradecemos à professora Cláudia Almendra a sua disponibilidade e generosidade em participar e dinamizar este encontro, aos alunos monitores, aos professores presentes Pedro Ucha, Paula Gaspar, Isabel Talefe, Sofia Camarinha, à professora coordenadora interconcelhia Isabel Antunes, à Dr.ª Marina Barros da Divisão de Educação da CMS, às auxiliares de educação. A todos agradecemos a presença e o apoio. E claro à professora Fátima Pina com quem tivemos o gosto de articular, mais uma vez. Tudo teve mais sentido nesta dinamização partilhada. Juntos somos mais fortes!
Contámos ainda com o apoio da Câmara Municipal de Sintra que disponibilizou o espaço e da equipa da Biblioteca Municipal Ruy Belo que apoiou o evento. Muito obrigada.
Acreditamos que o caminho para a formação das crianças e jovens leitores começa em casa, com apoio atento e permanente dos pais e da família, disponibilizando livros e desenvolvendo desde cedo, rotinas e hábitos de leitura. As crianças fazem-se leitoras no colo dos seus pais. Depois esses caminhos passam pelas escolas, pelas mãos dos professores, e estendem-se às bibliotecas, com o apoio permanente dos bibliotecários. De que forma as famílias desenvolvem o gosto e a criação de hábitos de leitura? De que forma a escola e as bibliotecas podem ajudar as famílias nessa tarefa? Acreditamos que a leitura é importante, que produz conhecimento, que desenvolve competências várias ao nível da compreensão, da inteligência, da comunicação com os outros, da imaginação e da criatividade, do vocabulário.... Então, porque não gostam, algumas crianças de ler? A leitura deve ser uma atividade quotidiana na família. A família deve promover e facilitar o contato da criança com o livro desde muito cedo. Quando crescemos com livros, criamos rotinas diárias de leitura. Um leitor forma-se desde o berço. Nos primeiros anos de vida da criança, o livro deveria fazer parte do seu mundo, como mais um brinquedo ou como um jogo, fazendo a criança descobertas sucessivas e enriquecedoras em redor do livro.
Deixamos cinco conselhos para os pais:
1.Inclua os livros no dia-a-dia das crianças;
2.Torne a leitura uma atividade divertida;
3.Guarde alguns minutos para ler com a criança;
4.Visite as Bibliotecas;
5. Ofereça livros às crianças.
Este ano, pela segunda vez, a dinamização e organização deste evento resultou de um trabalho conjunto das bibliotecas escolares de dois agrupamentos de escolas: Agrupamento de Escolas QUELUZ-BELAS e Agrupamento de Escolas RUY BELO.
Procuramos desta forma dar visibilidade ao trabalho das bibliotecas municipais, das bibliotecas escolares e envolver os pais e encarregados de educação nesta grande missão que é de todos, o desenvolvimento de competências de leitura nos nossos alunos.
De que forma, podem as famílias, as bibliotecas escolares, as bibliotecas públicas e a escola, em conjunto, promover o desenvolvimento de competências de Leitura? Que estratégias? De que forma podem os pais envolver-se?
A sessão intitulada A ARTE DE LER HISTÓRIAS contou com a participação da grande contadora de histórias Cláudia Almendra que maravilhou todos os presentes com a sua expressividade, energia, e o seu conhecimento profundo da arte de contar histórias. Numa primeira parte partilhou algumas histórias para as crianças e jovens presentes, numa segunda parte, já apenas com os pais partilhou alguns livros adequados para trabalhar temas considerados difíceis: o medo, a morte, as separações, a homossexualidade, deixando algumas “dicas” para desenvolverem em casa. Os pais e EE presentes partilharam as suas dúvidas e gerou-se uma conversa muito animada e esclarecedora.
Enquanto se conversava com os pais, as crianças foram encaminhadas para outra sala onde puderam participar em duas atividades práticas/experimentais: aprender a fazer sais de banho com cheirinho a jasmim e fazer manteiga. Nestas atividades foram acompanhados pelos alunos monitores do Agrupamento de Escolas QUELUZ-BELAS e pela professora Fátima Pina, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares. Foi grande o entusiasmo.
No final ainda houve tempo para degustar uns bolinhos e umas bebidas refrescantes com todos os participantes.
9ºencontro de Pais à Conversa, que decorreu na passada quarta feira na Biblioteca Municipal Ruy Belo. Cerca de 60 encarregados de educação, acompanhados pelos seus filhos (cerca de 20) compareceram nesta sessão de final da tarde. Desde 2009 que a equipa das bibliotecas do agrupamento Ruy Belo promove estes encontros, que são uma oportunidade de reflexão acerca da importância da leitura. Família, Escola e Bibliotecas juntos na leitura.
Agradecemos à professora Cláudia Almendra a sua disponibilidade e generosidade em participar e dinamizar este encontro, aos alunos monitores, aos professores presentes Pedro Ucha, Paula Gaspar, Isabel Talefe, Sofia Camarinha, à professora coordenadora interconcelhia Isabel Antunes, à Dr.ª Marina Barros da Divisão de Educação da CMS, às auxiliares de educação. A todos agradecemos a presença e o apoio. E claro à professora Fátima Pina com quem tivemos o gosto de articular, mais uma vez. Tudo teve mais sentido nesta dinamização partilhada. Juntos somos mais fortes!
Contámos ainda com o apoio da Câmara Municipal de Sintra que disponibilizou o espaço e da equipa da Biblioteca Municipal Ruy Belo que apoiou o evento. Muito obrigada.
Acreditamos que o caminho para a formação das crianças e jovens leitores começa em casa, com apoio atento e permanente dos pais e da família, disponibilizando livros e desenvolvendo desde cedo, rotinas e hábitos de leitura. As crianças fazem-se leitoras no colo dos seus pais. Depois esses caminhos passam pelas escolas, pelas mãos dos professores, e estendem-se às bibliotecas, com o apoio permanente dos bibliotecários. De que forma as famílias desenvolvem o gosto e a criação de hábitos de leitura? De que forma a escola e as bibliotecas podem ajudar as famílias nessa tarefa? Acreditamos que a leitura é importante, que produz conhecimento, que desenvolve competências várias ao nível da compreensão, da inteligência, da comunicação com os outros, da imaginação e da criatividade, do vocabulário.... Então, porque não gostam, algumas crianças de ler? A leitura deve ser uma atividade quotidiana na família. A família deve promover e facilitar o contato da criança com o livro desde muito cedo. Quando crescemos com livros, criamos rotinas diárias de leitura. Um leitor forma-se desde o berço. Nos primeiros anos de vida da criança, o livro deveria fazer parte do seu mundo, como mais um brinquedo ou como um jogo, fazendo a criança descobertas sucessivas e enriquecedoras em redor do livro.
Deixamos cinco conselhos para os pais:
1.Inclua os livros no dia-a-dia das crianças;
2.Torne a leitura uma atividade divertida;
3.Guarde alguns minutos para ler com a criança;
4.Visite as Bibliotecas;
5. Ofereça livros às crianças.
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