segunda-feira, 25 de novembro de 2019

«Newton gostava de ler!» nas bibliotecas do agrupamento Ruy Belo

Finalmente este projeto chega às bibliotecas da Ruy Belo pela mão da nova professora bibliotecária, Teresa Sebastião. Com ela iremos replicar e promover sessões nas três escolas do agrupamento.
Este projeto, que tem a patente da Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro e o apoio do Ministério da Educação e Ciência, através da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) articula a ciência com a literatura. Destina-se a estudantes do Ensino Básico e Secundário que, na biblioteca escolar, assistem a sessões científicas com a realização de pequenas ações experimentais, envolvendo materiais de custo acessível conjugadas com a leitura de obras ou excertos literários. A biblioteca transforma-se num espaço de leitura, dramatização e de experimentação da ciência.
O «Newton gostava de ler!» é composto por kits temáticos de várias áreas científicas.
É um projeto de âmbito nacional que alia a experimentação científica à promoção da leitura. Permite fomentar a articulação curricular, estimular a leitura e divulgar a ciência.
A professora Teresa Sebastião encontra-se a dinamizar o Módulo I “Creme de mãos” - da 4ª fase do Projeto. Hoje foi a vez da turma do 4ºano da professora Ana Mateus da escola Monte Abraão nº2.
A iniciar a sessão, os alunos visionaram um PowerPoint relativo à constituição da pele (epiderme, derme e hipoderme) e aos conceitos de impermeabilização, proteção, termorregulação e funções sensoriais. Aprenderam que a cor variável das mãos depende da quantidade e tipo de melanina que cada ser humano tem.
Como estão expostas e em contacto com vários produtos, estão sensíveis à desidratação e às mudanças de temperatura. Para garantir a sua elasticidade, as mãos devem estar sempre hidratadas.
A Professora bibliotecária leu um excerto do “Monólogo das mãos”, de Giuseppe Ghiaroni, cuja mensagem converge para o conceito que as nossas mãos são capazes dos gestos mais simples e das coisas mais extraordinárias! Através de um jogo utilizou a mímica para identificar sentimentos e ações que transmitimos com as mãos.
Na parte experimental, para proteger muito bem a nossa pele, os alunos produziram creme de mãos seguindo o protocolo, um creme hidratante de cheiro agradável a jasmim que os alunos puderam experimentar no final.
A sessão correu muito bem e foi grande o entusiasmo dos alunos.
Agradecemos à Professora Fátima Pina o empréstimo do Kit utilizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...