segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Celebrar o S. Martinho na Ruy Belo


Celebrar é comemorar com alegria. Foi isso que aconteceu no dia 14 de novembro na Ruy Belo. Apesar da chuva mantivemos a tradição, assamos e oferecemos castanhas, lembrámos o S. Martinho e as tradições outonais.
Da parte da manhã todas as turmas de 2.º e 3.º ciclos (32 turmas), assim como professores e funcionários da EB 2,3 Ruy Belo, degustaram castanhas nas suas salas. Ainda de manhã as turmas de 4.º ano da MA1 dirigiram-se ao Salão Nobre da Igreja de Monte Abraão, para assistir à peça de teatro “S. Martinho e o Desgraçadinho”, dinamizada pelos professores responsáveis pelo Complemento de Educação Artístico – Laboratório Artístico e Teatral, Sandra Gante e Gilberto Nunes, com os alunos do 8.º B. Por uma questão de logística as turmas de 4.º ano da MA2 irão assistir à peça posteriormente.
Da parte da tarde, os professores dos 4ºanos das escolas do agrupamento acompanhados pelas suas turmas, aceitaram o convite e seguindo um calendário definido, estiveram presentes e tornaram possível. Vieram realizar algumas atividades:
-somos poetas…elaboração de acrósticos com o nome do patrono;
-Somos unidos… construção de pulseiras - as madrinhas do 9ºano exploraram o logótipo do agrupamento, reforçaram a ideia de que somos todos Ruy Belo e ajudaram os alunos de 4.º ano na construir da sua pulseira com as cores da Ruy Belo simulando a união do agrupamento;
- na biblioteca recriação da lenda de S. Martinho e mais concretamente do episódio em que partilhou a sua capa com um pobre. Cavalgando num cavalo imaginário, com túnicas e capas, espadas e escudos, os alunos recordaram o espírito de solidariedade, generosidade e humildade, deste que é o santo mais popular de França;
- também na biblioteca explorou-se, a mesa outonal com produtos da época, os painéis informativos e todos os elementos decorativos. Por fim elaboraram-se marcadores de livros em forma de castanhas.
Ao longo de todo o percurso foram as madrinhas e padrinhos do 9.º ano que dinamizaram as atividades.
Esta foi uma atividade que envolveu cerca de mil pessoas (alunos, professores, funcionários e EE), 40 turmas e que só foi possível concretizar porque tivemos a ajuda e colaboração de muitos: encarregados de educação, a Srª D. Ana Paula Martins que forneceu revistas com que se fizeram os cartuxos e foi incansável na procura de colaboração por parte de outros encarregados de educação. O que veio a acontecer, o Sr. João Martins disponibilizou-se a estar presente desde muito cedo e ao longo do dia assar castanhas para todos. Com ele, elementos da associação Motard “Foge Com Elas” também estiveram presentes juntamente com alunos do PCA tornando possível a árdua tarefa.
É justo que se agradeça ainda:
- às madrinhas e padrinhos que receberam e acompanharam as turmas do 4ºano desde a entrada da escola;
-aos alunos do PCA de 6.º (Fátima Djau, Ivânia Sanhá e Neuza Silva) e do 7.º (Diana, Érica e Francisco) com quem os alunos degustaram castanhas e avaliaram as atividades ;
- ao 6.º A – todos os alunos colaboraram desde as 8h, na preparação e distribuição das castanhas;
-às alunas Idelzita Queta (7.ºE), Fátima e Ludiana Santos (PCA 7.º), Luana Conceição (7.º E) e Rute Arsénio do 9.º A.
-aos alunos Pedro Alves (PCA 6) e Júlia Conceição (8.ºC), responsáveis pelas castanhas e que desde as 8h da manhã, até às 17h, foram incansável, tratando de tudo com muita responsabilidade;
-os alunos Igor (7.ºA) e Irineu Nhaga (PCA 6.º) que, com todo o cuidado, devolveram o fogareiro à MA1.
Para eles o nosso profundo agradecimento. Estão todos de parabéns. A festa não teria sido possível sem o vosso contributo.
Para finalizar esta lista de agradecimentos, uma palavra de apreço à professora Sandra Gante, da Escola MA1, que nos cedeu o fogareiro, ao professor Nuno Silva que fez o transporte do mesmo, ao professor António Matos, que colaborou na distribuição das castanhas, e a equipa do PAA: à grande responsável de todo o evento, a coordenadora Ana Sousa por acreditar e tornar possível, pela sua vontade, determinação e capacidade de organização e planeamento, a Ana Teresa Oliveira, incansável nos seus contactos com as parcerias e no seu otimismo, Pedro Silva, na disponibilidade constante, Ana Candeias, com a sua energia contagiante e Fátima Ramos e Helena de Deus pela colaboração.
É justo que se agradeça ainda às técnicas do GAAF, Anabela Fernandes, Raquel Leal pelo seu envolvimento.
Também às professoras dos 4.º anos pela disponibilidade, em especial às do MA2 que, apesar das condições atmosféricas, nunca desistiram e partilharam connosco esta comemoração.
À direção: Ana Ferraz e Luísa Justino, incansáveis nos preparativos.
Fazendo um balanço final: as descrições dos alunos são sinceras e emocionantes. Segundo alguns relatos, muitos alunos comemoraram pela vez na vida, o magusto. Viu-se os olhos a brilhar, sentiu-se a alegria dos seus corações e o ambiente não podia ter sido melhor.
OBRIGADA! Uma palavra de apreço para todos. Deixamos as imagens que testemunham alguns momentos da nossa festa. Gostamos destes dias onde podemos estar mais próximos a festejar.
Texto Ana Sousa e Teresa Sobral
 Mais fotos no facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...