Hora do Código: aprender programação.
Tivemos hoje o privilégio de receber na biblioteca da Ruy Belo dois professores convidados que nos proporcionaram uma experiência muito enriquecedora. O Professor Joaquim Trovão com larga experiência na área do digital e do tecnológico, formador de professores nesta área foi em 2019 nomeado ”Leading Teacher Code Week”. É embaixador em Portugal da Semana Europeia da Programação que se realiza todos os anos em outubro. Esteve hoje na escola sede acompanhado pelo Professor Marco Lobato, um dos impulsionadores da hora do código (Be Code) na escola Agostinho da Silva, onde leciona. Estiveram hoje entre nós para apoiar e assinalar o início deste projeto no nosso agrupamento.
Queremos desde já agradecer a disponibilidade e a generosidade destes professores em aceitarem o convite da professora Teresa Sebastião para estarem presentes neste momento de arranque. Reconhecemos e valorizamos o entusiasmo com que o fazem. Muito obrigada.
O que é o Be Code?
O "BE CODE" é um projeto inspirado e dinamizado em parceria com o programa europeu "EU Code Week" que visa tornar a criatividade digital, a programação e de uma forma geral todas as competências associadas às ciências computacionais, acessíveis a todos os alunos de uma forma divertida e motivadora.
#BECode - “A programar o futuro!” – tem como objetivo integrar no currículo do aluno uma hora de código para todos os alunos. Proporcionar a todos uma experiência de código/programação durante pelo menos uma hora. Pretende-se desenvolver a literacia digital, promovendo metodologias centradas no ritmo de aprendizagem de cada aluno.
Programar pode ser fácil e divertido. Foi o que aconteceu na sessão realizada na biblioteca. Estiveram presentes os alunos monitores da biblioteca do 1º ciclo da escola Monte Abraão 1 acompanhados pela professora bibliotecária Teresa Sebastião e pela professora Isabel Talefe, alunos do PCA 6ºano e alunos do 8ºD trazidos pela professora Lara Cunha. O grande objetivo era “formar” estes alunos por forma a serem capazes de replicar e dinamizar a “hora do código” para outras turmas.
Os alunos foram levados a participar nas atividades sugeridas no site, code.org que integravam puzzles e jogos e a escrever linhas de código num programa no qual se guia um personagem dos populares jogos “Angry Birds” através de um labirinto. E desta forma aprender os princípios básicos das ciências da computação.
A resposta foi de grande entusiasmo e entrega. Todos responderam positivamente ao desafio e superaram as expetativas.
Esta iniciativa insere-se na Semana Europeia da Programação, uma iniciativa apoiada pela Comissão Europeia, que promove as competências e os conhecimentos digitais.
Agradecemos a presença dos professores Guida Silva, Lara Cunha, Nicolau e da assistente social Raquel Leal. Sites relacionados com o evento:
Saiba mais em:
• codemove.pt
• code.org
• facebook.com/HoradocodigoPortugal
• anpri.pt/mod/forum/discuss.php?d=1895
Jogar / desenvolver soluções:
• Angry Birds & Companhia – studio.code.org/hoc/1
• Todos os jogos / atividades – code.org
Sem comentários:
Enviar um comentário