terça-feira, 14 de janeiro de 2020

As preocupações de Billy e as “bonecas de preocupação” no 1º ciclo


💗

Nas nossas bibliotecas, é frequente os momentos de descontracção começarem com a leitura e audição de um pequeno conto. Assim, pelas mãos da professora de ioga, Sandra Azevedo, foi dinamizada uma atividade interessante e tranquila para promover a concentração e a criatividade dos nossos alunos inscritos nesta disciplina.
Depois de alguns exercícios de respiração e relaxamento, foi lida a história “As preocupações de Billy” de Anthony Browne, escritor e ilustrador muito conhecido da literatura infanto-juvenil. Billy é um rapazito sensível que tem sempre muitos medos na sua cabecita. Um dia teve de os enfrentar e como será que conseguiu arranjar uma solução? Entretanto, folheando página a página, a exploração das ilustrações permite-nos desvendar que as páginas mais cinzentas nos mostra como se sente o Billy preocupado, aflito, enquanto que o uso de cores diversas nos vai revelando os benefícios da sua forma de lidar com os medos.
Inspirado num facto verídico, este autor britânico partilhou connosco algo que as crianças da Guatemala há muito tempo praticam! Aprenderam de geração em geração, com ajuda das suas famílias, a construir as suas próprias “bonecas de preocupação”, as lendárias Bonecas quitapesares, para aprenderem a gerir a ansiedade e poderem dormir melhor. Normalmente com cerca de 2cm e vestidas com trajes tradicionais, passam a simbolizar os nossos receios deixando-nos, portanto, libertos.
Os pequenos iogi de Monte Abraão 2 foram à descoberta dos seus medos e puseram mãos à obra para construírem as suas belas bonecas com retalhos de tecidos e pedaços de lã. É muito bonito ver a forma como outros povos e culturas lidam com os mesmos sentimentos que os nossos alunos têm de enfrentar diariamente. Deixamos aqui alguns trabalhos fantásticos mas não podemos revelar os seus medos. É segredo!
       Mais fotos em:  https://www.facebook.com/groups/151066218329486/
                                                                                                                        Texto Teresa Sebastião

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...