segunda-feira, 23 de março de 2020

CONTOS AO TELEFONE

Que ideia tão inspiradora, tão doce, tão maravilhosa.
Pegar no telefone e do outro lado da linha alguém, quase sempre ligado às palavras e ao gosto pelos livros, um escritor, ilustrador, um livreiro, uma criança, uma mãe embala-nos nas palavras de um conto escolhido do grande livro de Gianni Rodari.
Só têm de telefonar para o número dos Hipopómatos: 939122533, entre as 15h e as 17h. A Nazaré de Sousa avisa: "Sejam pacientes, não desistam mesmo que não consigam à primeira".
Quem é a responsável por esta ideia?
A Nazaré de Sousa, uma entendida e conhecedora de livros infantis detentora de uma livraria/casa de leitura e casa de Chá.
Em pleno jardim da Biblioteca Municipal de Sintra, junto a um bosque encantado, com árvores vestidas de lãs e tecidos coloridos, surge-nos uma Casa de Chá e de Leitura que dá pelo nome de Hipopómatos na Lua. Uma casinha pequena de madeira forrada de livros e de objetos cuidadosamente colocados que nos fazem recordar tempos de infância e onde nos sentimos em casa. Há sempre bolinhos e scones apetitosos e chá para podermos degustar. E nos dias frios o crepitar de uma salamandra que ilumina e aquece o ambiente. Não sabemos onde parar o olhar, porque em tudo se reconhece um cuidado extremo nos pormenores e na atenção aos detalhes. Preciosos bonecos de papel, cordões coloridos, cadeiras forradas, almofadas coloridas, sapatinhas de menino...
Com um programa riquíssimo, este espaço é responsável pela dinamização de iniciativas diversas em torno dos livros e da leitura, fazendo parcerias com escritores, ilustradores e outros criativos que enchem de magia este espaço tão querido e mágico.
Uma casinha acolhedora e quentinha como são acolhedores e calorosos os abraços da Nazaré de Sousa que recebe cada visitante como se de um familiar se tratasse.
É sem dúvida um espaço artístico a valorizar e a apoiar, uma vez que se trata também de uma livraria especializada em literatura infanto-juvenil no concelho de Sintra.
Nazaré de Sousa é a responsável por este projeto e ao mesmo tempo uma entendida e conhecedora de livros infantis que se prontifica sempre em aconselhar, recomendar, partilhar livros e leituras. Aqui somos tratados pelo nome e sentimo-nos aconchegados. Saio de lá sempre com a ideia que aquele é um lugar mágico. Convido-vos a descobrirem este espaço encantado e encantador.
Podem espreitar aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_dPkxb6utYI
E aceder ao blogue: https://hipopomatosnalua.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...