sábado, 28 de março de 2020

MEMÓRIAS DE MARÇO


Articulação entre o pré-escolar e o 3ºciclo - ensaiar o trabalho colaborativo e preparar a continuidade educativa
Gostámos tanto de vos receber! Meninos e meninas do pré-escolar e respetivas educadoras e auxiliares.
1.Um trabalho de excelência.
Sempre que recebemos uma turma do pré-escolar na escola sede maravilhamo-nos com a unidade do grupo, as regras interiorizadas e claras, a relação dos adultos com os mais pequenos numa dinâmica de respeito e disciplina que questionamos como foi conseguida.
Todos sabem o que fazer. Mas não transparece ali uma autoridade abusiva ou ameaçadora, é uma relação democrática em que cada um reconhece e assume o seu papel. Temos tendência para infantilizar o nosso discurso ao lidar com estes pequenitos, mas imediatamente corrigimos essa postura com o exemplo da forma “crescida” como as educadoras lidam com eles. Entrei várias vezes nas salas das educadoras Ana Gonçalves e Margarida Talefe e de cada vez que lá ia ficava maravilhada, com a relação privilegiada e empática que conseguem estabelecer, com a organização do espaço em zonas demarcadas, onde cada menino sabe a sua tarefa, com a forma como lidavam com situações de meninos mais difíceis. Trabalho empenhado e rigoroso este, das nossas educadoras. Não conheço a realidade dos outros agrupamentos, mas a educação do pré escolar na Ruy Belo é exemplo de um trabalho de excelência.
Muito argumentativos estes meninos, reveladores de muito conhecimento, foram fazendo perguntas atrás de perguntas porque queriam saber e descobrir, perceber como funciona tudo o que existe. Ficamos à vossa espera, aqui na Ruy Belo, na escola dos mais crescidos.
2.Articulação entre ciclos.
A articulação entre os vários níveis de escolaridade parece-nos cada vez mais importante uma vez que promove a proximidade de docentes e de alunos de vários ciclos, facilitando a adaptação dos alunos e a continuidade educativa.
No dia 5 de março recebemos três turmas do pré-escolar. A professora Cristina Vigário foi quem organizou esta parceria entre as três educadoras e a turma do PCA7, a professora Helena de Deus e a biblioteca. Organizaram-se três espaços:
A COZINHA É O NOSSO LABORATÓRIO onde os alunos puderam assistir à confeção e degustação de gomas saudáveis com a presença da Professora Cristina Vigário e Ana Ferraz, NO TRILHO DOS DINOSSAUROS onde o professora Helena de Deus idealizou um ateliê interessantíssimo e muito dinâmico que culminou com a construção de uma pegada de dinossauro que cada aluno levou de recordação e À DESCOBERTA DAS HISTÓRIAS E DAS MEMÓRIAS onde os meninos viajaram até à época dos dinossauros, reconheceram as características dos mais emblemáticos seres pré-históricos, ouviram atentamente a história do Dragão da Luísa Ducla Soares e receberam desenhos e um kit para construir um dinossauro que ficaria na sala de cada turma. Logo de imediato uma menina lembrou que o dinossauro que iriam construir não podia ficar na sala no fim de semana sozinho, e propôs que fosse passar esse período a casa de cada um à vez. A proposta foi aceite.
De salientar que em cada atelier os alunos do PCA7 dinamizavam, orientavam, acolhiam, geriam a atividade com grande responsabilidade e maturidade. O vosso trabalho, Etiandro, Marcelo, Maira, Naraiana, Paulo, Ludiana, Diana, Francisco, Artur e Érica é merecedor de agradecimento. Parabéns a todos.
As professoras do PCA7
Que belíssimo trabalho o que as professoras do PCA7 estão a conseguir fazer com estes alunos proporcionando oportunidades que lhes permitem treinar competências fundamentais. Que evolução e que caminho fantástico tem sido feito.
Que venham mais desafios!
Um agradecimento à D. Telma Sousa, uma companheira de todas as horas e que se tem revelado uma artista de mão cheia. É ela a criadora do bonito dragão que aparece nas imagens. Obrigada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...