Articulação entre o pré-escolar e o 3ºciclo - ensaiar o trabalho colaborativo e preparar a continuidade educativa
Gostámos tanto de vos receber! Meninos e meninas do pré-escolar e respetivas educadoras e auxiliares.
1.Um trabalho de excelência.
Sempre que recebemos uma turma do pré-escolar na escola sede
maravilhamo-nos com a unidade do grupo, as regras interiorizadas e
claras, a relação dos adultos com os mais pequenos numa dinâmica de
respeito e disciplina que questionamos como foi conseguida.
Todos
sabem o que fazer. Mas não transparece ali uma autoridade abusiva ou
ameaçadora, é uma relação democrática em que cada um reconhece e assume o
seu papel. Temos tendência para infantilizar o nosso discurso ao lidar
com estes pequenitos, mas imediatamente corrigimos essa postura com o
exemplo da forma “crescida” como as educadoras lidam com eles. Entrei
várias vezes nas salas das educadoras Ana Gonçalves e Margarida Talefe e
de cada vez que lá ia ficava maravilhada, com a relação privilegiada e
empática que conseguem estabelecer, com a organização do espaço em zonas
demarcadas, onde cada menino sabe a sua tarefa, com a forma como
lidavam com situações de meninos mais difíceis. Trabalho empenhado e
rigoroso este, das nossas educadoras. Não conheço a realidade dos
outros agrupamentos, mas a educação do pré escolar na Ruy Belo é exemplo
de um trabalho de excelência.
Muito argumentativos estes meninos,
reveladores de muito conhecimento, foram fazendo perguntas atrás de
perguntas porque queriam saber e descobrir, perceber como funciona tudo o
que existe. Ficamos à vossa espera, aqui na Ruy Belo, na escola dos
mais crescidos.
2.Articulação entre ciclos.
A articulação entre
os vários níveis de escolaridade parece-nos cada vez mais importante uma
vez que promove a proximidade de docentes e de alunos de vários ciclos,
facilitando a adaptação dos alunos e a continuidade educativa.
No
dia 5 de março recebemos três turmas do pré-escolar. A professora
Cristina Vigário foi quem organizou esta parceria entre as três
educadoras e a turma do PCA7, a professora Helena de Deus e a
biblioteca. Organizaram-se três espaços:
A COZINHA É O NOSSO
LABORATÓRIO onde os alunos puderam assistir à confeção e degustação de
gomas saudáveis com a presença da Professora Cristina Vigário e Ana
Ferraz, NO TRILHO DOS DINOSSAUROS onde o professora Helena de Deus
idealizou um ateliê interessantíssimo e muito dinâmico que culminou com a
construção de uma pegada de dinossauro que cada aluno levou de
recordação e À DESCOBERTA DAS HISTÓRIAS E DAS MEMÓRIAS onde os meninos
viajaram até à época dos dinossauros, reconheceram as características
dos mais emblemáticos seres pré-históricos, ouviram atentamente a
história do Dragão da Luísa Ducla Soares e receberam desenhos e um kit
para construir um dinossauro que ficaria na sala de cada turma. Logo de
imediato uma menina lembrou que o dinossauro que iriam construir não
podia ficar na sala no fim de semana sozinho, e propôs que fosse passar
esse período a casa de cada um à vez. A proposta foi aceite.
De
salientar que em cada atelier os alunos do PCA7 dinamizavam, orientavam,
acolhiam, geriam a atividade com grande responsabilidade e maturidade. O
vosso trabalho, Etiandro, Marcelo, Maira, Naraiana, Paulo, Ludiana,
Diana, Francisco, Artur e Érica é merecedor de agradecimento. Parabéns a
todos.
As professoras do PCA7
Que belíssimo trabalho o que as
professoras do PCA7 estão a conseguir fazer com estes alunos
proporcionando oportunidades que lhes permitem treinar competências
fundamentais. Que evolução e que caminho fantástico tem sido feito.
Que venham mais desafios!
Um agradecimento à D. Telma Sousa, uma companheira de todas as horas e
que se tem revelado uma artista de mão cheia. É ela a criadora do bonito
dragão que aparece nas imagens. Obrigada.
Sem comentários:
Enviar um comentário