De todas as
nossas atividades, há uma que preparamos todos os anos com um carinho extra: a Semana
da Leitura. É um evento proposto pelo Plano Nacional de Leitura e que é
dinamizado na maioria das escolas do país contando com a participação ativa da comunidade. Talvez
porque se celebra o ato de ler, a
leitura em si na sua essência, com todos os seus benefícios e onde se partilham
as emoções, as cores e as (des)venturas das nossas personagens ou do leitor.
O tema deste
ano lançou o desafio de “Ler sempre. Ler em qualquer lugar” e não podia ser mais atual. De facto, a
leitura prazeirosa não conhece limites físicos ou temporais. Aliás,
frequentemente, lembramos os alunos que há tantas formas de ler... o surfista a
ler a onda, o condutor a ler os sinais de trânsito, o professor a ler as
expressões dos alunos, a mãe a ler as necessidades dos seus filhos, o
agricultor a ler as nuvens e o clima, o cliente a ler as etiquetas e os preços,
enfim tantos exemplos de leituras e diferentes literacias que diariamente
partilhamos.
A Biblioteca Escolar da EB1/JI
Monte Abraão n.º 2 dinamizou a “Semana da Leitura” de 6 a 13 de março
criando espaços de leitura diversificados para os seus utilizadores. Num
circuito rotativo, os nossos alunos participaram em grupinhos de 4 ou 5
elementos em cada cantinho de leitura nos diferentes ateliers. Vamos ver quais?
Comecemos pelo atelier “Os contadores de
histórias” onde se visualizava um vídeo com a representação de uma peça de
teatro feita por um grupo de alunos do 3.ºB, seguimos para o “Desenho onde
sou leitor” onde a expressão plástica revelava onde gostamos mais de ler. Passemos
para o atelier “Livro com história” onde manuseamos e lemos diferentes
edições do mesmo livro. Verdadeiras pérolas do nosso património literário que
nos possibilitaram seguir uma publicação ao longo dos tempos através da suas
edições e reimpressões, a forma como a
ilustração, a editora ou mesmo o texto foram acompanhando os tempos modernos.
Continuamos o nosso roteiro pelos diferentes ateliers e paremos agora um
bocadinho pelo silêncio e o sossego das páginas de um livro no atelier “Ler
em qualquer lugar”, ou seja, leitura em qualquer zona da biblioteca.
Terminamos o nosso circuito num atelier mais digital, com ebooks do Plano Nacional de Leitura e audiolivros. Neste cantinho
do “Era uma vez uma história narrada”, o leitor vive uma experiência de
leitura multissensorial através da audição, leitura e visualização de contos
complementados por um vídeo. Depois de uma conversa com as professoras
bibliotecárias, os alunos receberam um cartão com um carimbo correspondente ao
atelier de que gostaram mais.
Agradecemos o
empenho e o desempenho de todas as turmas e professores cujo esforço e alegria
contribuiram significativamente para o êxito desta atividade.
Sem comentários:
Enviar um comentário