domingo, 3 de maio de 2020

Porque hoje é dia da mãe


Hoje, a atriz Maria do Céu Guerra, uma das mais destacadas atrizes portuguesas, com um percurso com mais de 50 anos no teatro português prestou uma homenagem às mães palestinianas que que, por esta altura, têm filhos nas prisões palestinianas.  Leu um poema belíssimo do poeta Mahmoud Darwish (1941-2008) que eu desconhecia. Vale a pena.

Podem ouvir AQUI a leitura pela atriz.

Tenho saudades do pão da minha mãe
Do café da minha mãe
Das mãos e do carinho da minha mãe
A infância vai crescendo em mim
E amo a vida, porque se morresse
Teria vergonha das lágrimas da minha mãe
Se um dia voltar
Faz de mim uma sombrinha para as tuas pálpebras
Enfeita os teus olhos comigo
Cobre os meus ossos com a erva batizada sobre os teus pés inocentes
Ata-me com uma mecha dos teus cabelos
Um fio caído da orla do teu vestido
E serei talvez um Deus, talvez um Deus
Se tocar o teu coração
Quando eu voltar
Acende comigo a lareira
E pendura-me na corda da roupa no terraço do teu quintal
Falta-me o ânimo, sem a tua oração diária
Envelheci,
Faz renascer as estrelas da infância
E partilharei com os filhos das aves o caminho do regresso
Ao ninho onde tu me esperas.

Outros poemas:

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...