O Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas criado em 1964 celebra-se a 30 de janeiro e tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela não violência e pela paz. Procura-se sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos junto das escolas de todo o mundo.
Um estudo recente da Unicef aponta dois resultados perturbadores com impacto direto na aprendizagem e no bem estar emocional na faixa etária dos 13 aos 15 anos: em cada 3 adolescentes já se envolveu em confrontos físicos com colegas; quase metade dos adolescentes já sofreu de bullying e cyberbullying dentro ou fora da escola.
No nosso agrupamento temos vindo, ao longo dos últimos anos, a assinalar esta data porque consideramos que a escola deve ser um dos agentes destes ideais. Da nossa parte, acreditamos que sensibilizar os alunos para os diferentes gestos que constroem a paz e o bem-estar é um passo no caminho certo para transformar o mundo, e cientes que cada vez mais jovens pedem ajuda para ultrapassar estas adversidades, pedimos a todos a colaboração na dinamização de atividades durante a Semana da Não violência Escolar e da Paz.
Enviamos a nossa proposta e agradecemos que partilhem connosco as fotos, comentários, trabalhos ou sugestões desta semana.
As atividades estendem-se às três escolas e às três bibliotecas do agrupamento. Poderão ser desenvolvidas, nas disciplinas de Cidadania e em TIC e no 1º ciclo com os educadores, professores titulares e técnicos das AECs.
Produzimos um guião orientador e um powerpoint de suporte ao
desenvolvimento da atividade em aula que integra a visualização de vídeos alusivos ao tema/tópicos para
debate /leitura da mensagem da Diretora do Agrupamento/assinatura de um
compromisso pela Paz. Criámos um folheto que contextualiza o tema e que se encontra entre os materiais que vão ser disponibilizados e partilhados com os professores.
A escolha da data não foi feita ao
acaso, mas por que este foi o dia do assassinato de um dos maiores defensores
da paz, da não violência, da justiça e da tolerância entre os povos: Mahatma
Gandhi (1869-1948). As
formas de luta que Ghandi utilizou foram sempre pacíficas. Gandhi trabalhou na
reunificação das comunidades religiosas hindus e muçulmanas da Índia, motivo
pelo qual foi assassinado.
Produzimos um jogo na plataforma Kahoot, sobre esta figura emblemática em que podes testar os teus conhecimentos com os teus colegas de turma. Podes aceder AQUI
Espreita este Worwall - Sentes-te feliz quando vives a Paz com os outros. Queres saber como? Abre a caixa e vê todas as possibilidades no menu lateral esquerdo.
Todos os alunos serão convidados/desafiados a assinarem o Compromisso pela Paz que será exposto num painel conjunto e a redigir uma pequena frase “O NOSSO GESTO/COMPROMISSO PELA PAZ” no papagaio de papel elaborado nas aulas de EV. Agradecemos aos professores de EV a boa colaboração.
Por forma a envolver a comunidade proceder-se- á à distribuição de UM POEMA DE PAZ pelas caixas de correio da vizinhança.Seremos todos embaixadores da Paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário