segunda-feira, 26 de abril de 2021

MANIFESTA-TE PELA LEITURA E PELA LIBERDADE!

Foi bonita a festa, pá! Fiquei contente.Canta a Primavera e manda novamente algum cheirinho de alecrim. Chico Buarque

Neste dia 25 de abril partilhamos as imagens da nossa marcha MANIFESTA-TE PELA LEITURA E PELA LIBERDADE!
Uma marcha pela leitura, contra a ignorância, por uma conquista civilizacional que é simultaneamente um direito de cada cidadão. O direito de ler em liberdade. Ler é bom, ler faz bem, ler acrescenta.
Uma marcha que foi o resultado de uma conversa informal a partir de um poema de Ary dos Santos” As portas que Abril Abriu” numa virtuosa partilha de ideias e trabalho. Decidimos fazer uma instalação no átrio da biblioteca e associar o Dia Mundial do Livro ao Dia da Liberdade realizando uma marcha. Convocaram-se as turmas que estudavam o tema na disciplina de História e que estavam já a redigir frases e poemas para o Mural pela Liberdade (professora Luísa de Jesus, Ana Teresa Pereira, Ana Sousa).
Iniciou-se a produção de cartazes com slogans que foram finalizados nas aulas das professoras Graça Garcia e Manuela Pereira, responsável também pela produção do Mural pela Liberdade, e na biblioteca com a ajuda da Catarina Gregório. No dia seguinte, o professor Gilberto Nunes trouxe uma porta de casa, e começou a montar uma estrutura. Na sexta apareceu com uma cadeira que simbolizaria a queda de Salazar. Juntou-se a professora Sandra Gant que seguiria na frente da marcha com a professora Isabel Paulos, que representaria a cozinheira que distribuiria os cravos, a professora Ana Sousa, uma escritora de intervenção, o professor Gilberto, um operário dos anos 70 e eu própria que assinalaria o movimento "Hippie".
Os alunos chegaram, pegaram nos cartazes que tinham produzido e começou a marcha perante o olhar incrédulo dos mais distraídos. Percorremos a escola repetindo slogans como” Direito à educação; contra a ignorância, lê!; Vivam os leitores! Viva a Liberdade; Direito a Ler em Liberdade!.
O que se passou na marcha encheu-nos de alegria. O entusiasmo, a energia, a entrega de todos são verdadeiramente de louvar.
Um verdadeiro trabalho de equipa. No final, roucos de tanto gritar sentimos que a missão tinha sido cumprida.
Uma palavra de apreço reforçado ao professor Gilberto Nunes que foi o homem do leme, simplesmente extraordinário, e à professora Manuela Pereira pelo trabalho artístico de bastidores e … à professora Luísa de Jesus, Graça Garcia, Isabel Paulos e… a todos os envolvidos.
O resultado não nos podia deixar mais felizes. Obrigada a todos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...