quinta-feira, 13 de maio de 2021

Exposição "Arte na Ruy Belo" na Biblioteca

O grupo de Educação Visual do 3º ciclo (Professores Gilberto Nunes, Graça Garcia, Luís Pissarro e Manuela Pereira) escolheu o espaço da biblioteca para expor um conjunto de trabalhos dos alunos de EDV do 3ºciclo. Durante uma semana tivemos a oportunidade de apreciar um conjunto de exemplares que refletem qualidade e criatividade e onde foram utilizadas técnicas mistas.

Integrado na exposição foi feita, no mesmo espaço, uma instalação Covid 19. Um círculo vermelho, uma garrafa aberta suspensa num fio que nos remete para a necessidade de um imposto e necessário afastamento físico.

No final da semana pudemos assistir ainda a duas performances intituladas “Ver, Pensar e questionar”. Foram momentos hilariantes, mas também profundamente tocantes e originais.

Ensinar a olhar, a refletir, a levantar questões ensaiando abordagens disruptivas e inovadoras que tocam em questões fundamentais no âmbito da arte. O que pode ser considerado arte? O que dá valor a uma obra artística? que faz de um objeto uma obra de arte? Qual é a utilidade da arte?

Conhecemos uma famosa artista Jubiscleuda (uma criação de uma aluna da turma) que apresentou a sua obra mais recente, um quadro totalmente em branco. A assistência contrapôs argumentos a favor e contra as pretensões desta artista em qualificar o quadro como obra de arte. Seguiu-se uma animada discussão que terminou com a descoberta no google do valor exorbitante atribuído ao quadro da artista Jubiscleuda, 40 milhões de euros. Imediatamente o público se rendeu e apoiou a artista.

Seguiu-se um outro momento inspirado numa performance que  Marina Abramovic apresentou no MoMA, em Nova Iorque, chamada” The Artist Is Present”.

Um dos alunos sentou-se, em silêncio de frente para uma cadeira vazia. Depois outro aluno ocupou a cadeira vazia e sentou-se permanecendo de frente, em silêncio com o olhar fixo no outro aluno. Seguiram-se alguns minutos num silêncio pesado e difícil de manter.

O tema do que é a arte é complexo e divide. Podemos afirmar que é uma forma do ser humano se expressar e comunicar numa linguagem própria. E talvez a arte tenha a função de promover uma reflexão. Foi isso que se passou neste encontro tão enriquecedor e fantástico.

Uma palavra de apreço aos alunos e professores envolvidos e muito concretamente aos professores que ministram a disciplina de Complemento Artístico, professores Gilberto Nunes e Sandra Gante que proporcionam aos seus alunos verdadeiros momentos que estimulam e incitam à  reflexão e à consciência individual levando-os à expressão individual dos  seus pensamentos e ao auto conhecimento.

A exposição é itinerante  e percorrerá as três escolas do agrupamento.






Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...