Assinala-se hoje, 16 de novembro de 2022, o centenário de José Saramago. Uma oportunidade privilegiada para se prestar homenagem à sua figura.
O Agrupamento Ruy Belo participou na corrente de leituras, que decorreu em simultâneo (às 10 horas), em muitas escolas de Portugal e também de Lanzarote e preparou ao longo da semana algumas atividades para dar a conhecer este tão grande escritor. Leitura do conto “A Maior Flor do Mundo” com alunos dos três ciclos, escrita de histórias seguindo o repto de Saramago, partindo de palavras que os alunos selecionaram, “Quem sabe se um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?…”.
Quisemos ainda assumir um compromisso com a mãe natureza e tal “como este menino(…) que achou que tinha de salvar a flor” também nós nos aventurámos e lançámos as sementes à terra. Construimos uma linda flor para assinalar o momento. Com os mais crescidos encenámos formas de recontar o conto. Agradecemos aos professores: Carla Abreu, Isabel Paulos, Gilberto Nunes, Sandra Gant, Isabel Talefe e à educadora Catarina Gregório responsável pela construção da flor. A todos a minha gratidão.
Partilhamos algumas fotos das atividades que desenvolvemos com base no livro " A Maior Flor do Mundo" no âmbito da nossa participação nesta grande homenagem ao escritor José Saramago por parte da Fundação José Saramago.
Também os alunos do 1ºciclo do 4A de Monte Abraão 1 produziram uma gravação. Depois de muitas repetições, a súbita gaguez, as pausas, o "ai não é esta palavra", foi com muito empenho que fizeram nascer este trabalho que reproduzimos no blogue das bibliotecas: https://creruybelo.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário