Diz o ditado “Quem não arrisca, não petisca”... e assim foi connosco. Arriscou-se fazer uma candidatura ao projeto “O espaço vai à escola” e durante as últimas semanas tivemos o prazer de petiscar, digamos receber, os investigadores e cientistas da Esero Portugal nas nossas escolas. Esta atividade do Plano Anual de Atividades das Escolas de 1º ciclo foi organizada pelos professores de 3º e 4º anos, tendo algumas sessões sido realizadas na biblioteca escolar.
Na preparação da atividade, e em articulação com a professora bibliotecária, foi realizado um atelier de expressões no exterior intitulado “O céu de Outono”, cujos trabalhos ainda se encontram a decorar o espaço da zona multimédia na biblioteca. Por exemplo, a palestra com o mesmo nome abordou o céu noturno, as constelações e a orientação pela estrela polar. Respondendo a questões como de onde vêm as estrelas, como evoluem e como podem morrer, ou o que é uma galáxia.
Assinalando a Semana Mundial do Espaço, esta iniciativa visa promover o acesso à cultura e conteúdos de diferentes matérias e estimular o interesse pelas ciências.
Quem não ficou com a “cabeça na lua” com estas sessões?
Sem comentários:
Enviar um comentário