quarta-feira, 29 de junho de 2022

Emojis, para que vos quero…Descodificação de emojis e a sua transformação em linguagem verbal.

 

Foi bem divertida a nossa incursão ao mundo destes pequenos seres digitais.

Oriundos do Japão, 1999, dão colorido às nossas interações. Estima-se que mais de 800 milhões de emojis são utilizados por dia, e apenas em posts do Facebook. E qual o emoji mais popular? A “face de gargalhada com lágrimas de felicidade” é o mais utilizado, tanto no Facebook como no Twitter. O coração é o segundo no Twitter, mas primeiro no Instagram.

Nas sessões que dinamizámos com quatro turmas conversámos sobre o significado da palavra emoji (https://dicionario.priberam.org/emoji) e sobre o uso que deles fazemos, (O que é que os emojis substituem? Porque os usamos em vez de palavras?).

Projetámos algumas sequências de emojis e foi pedido aos alunos que escrevessem uma frase, na 1.ª pessoa, sobre cada uma delas. Posteriormente elaboraram pequenas sequências a serem descodificadas pelos colegas. Procurámos comparar a linguagem visual com a verbal e descodificar os significados dos emojis, projetámos vídeos no âmbito do Dia Mundial dos Emojis, e o trailer do filme “THE EMOJI MOVIE”.

Mas o mais certo é não conhecermos o significado da maioria dos emojis, até porque todos os anos surgem novos. É preciso lembrar que há muitos emojis que podem ter duplo significado e ser pode serem mal-interpretados.

E agora se cada um criasse um emoji original, único? Vamos tentar? Com giz no átrio da biblioteca esboçaram-se algumas tentativas.

Partimos de uma proposta da Rede de Bibliotecas Escolares e dos recursos disponibiliza. Agradecemos às professoras Isabel Paulos, Carla Abreu, Célia Peixoto a colaboração e dinamização e à Ana Catarina a produção dos inúmeros emojis expostos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...