sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Leffest 2022

 

E bem cedinho os nossos pequeninos estavam prontos para ir ao cinema!

Depois dos preparativos de rotina para uma visita de estudo, já com os coletes e os cartões de identificação, as duas turmas de pré-escolar sorteadas foram até ao Centro Cultural Olga Cadaval (CCOC), em Sintra. Foi muita animação para as Educadoras, as Assistentes Operacionais e a Professora Bibliotecária do PE/1º ciclo que acompanharam as turmas JIF e JIH da EB1/JI de Monte Abrãao.

Todos os anos a Câmara Municipal de Sintra convida as escolas a participarem no grande Festival de Cinema Leffest - Lisboa & Sintrafilm festival” através de um cartaz apelativo e diversificado para os diferentes ciclos escolares. Ao criar estes momentos de aproximação a uma cultura cinéfila, temos caminhado juntos para a construção de imaginários, do sentido estético e da sensibilidade artística nos nossos alunos. Para a estreia foram homenageados os realizadores Charles Chaplin e Jacques Tati, ambos na categoria comédia. Se o Charlot bombeiro arrancou muitas gargalhadas, a bicicleta do sr. Hulot também nos deixou boas recordações.

O cinema mudo foi uma descoberta para os mais pequenos que ao verem as letrinhas (caixas de texto) pensavam tratar-se do genérico e batiam palminhas.

Ler cinema/aprender cinema, faz parte do desenvolvimento de cada criança. O Agrupamento Ruy Belo tem vindo a implementar o Plano Nacional de Cinema através de diferentes atividades como o Cinanima, o Leffest e o Cinema na Ruy Belo, contribuindo desta forma para a sensibilização e formação na área cinematográfica.

Agradecemos à Câmara Municipal de Sintra, e em particular à Dra Nélia Carmo, cuja disponibilidade e apoio logístico foram fundamentais para o êxito desta visita de estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...