sábado, 10 de fevereiro de 2024

A biblioteca é um lugar de encontros e de aprendizagens

A biblioteca é um espaço de encontros de Teresa Sobral

 


Ao longo dos anos temos procurado trazer regularmente os alunos à biblioteca, de forma continuada no tempo, para que conheçam o espaço e o saibam habitar.
Para os mais pequenos o programa de formação de utilizadores, que acontece, logo em setembro, dá a conhecer o funcionamento da biblioteca, apresenta as normas gerais de utilização, descreve os diversos serviços e recursos disponíveis. Depois? Contamos sempre muitas histórias, colocamos os livros nas suas mãos, orientamos na sua escolha, procuramos acolher, servir e também surpreender. Construímos cenários, elaboramos artefactos e objetos que prendem a atenção, que sejam estimulantes e mágicos. A força do início de uma história, “Era uma vez…” não pode ficar defraudado. O impacto deste primeiro encontro não é para desvalorizar. Mas também a segunda, a terceira vez e todas as vezes que entram na biblioteca. A biblioteca tem de ser um lugar de afetos, que acolhe, que transforma, que cria laços afetivos com os livros e com o espaço. Tem de ser um lugar onde os alunos se sintam seguros, apoiados e confortáveis na sua diversidade. Um espaço de igualdade, liberdade e de inclusão. Por isso a nossa missão é tão importante e exige tamanha responsabilidade.
Em todo este processo a figura do professor de português é fundamental. É ele que dinamiza, motiva para a leitura. Somos hoje uma “escola a ler” que desenvolve inúmeros projetos de leitura. Sem os nossos parceiros privilegiados, os professores de português, dificilmente a biblioteca conseguiria implementar a sua missão. Este vídeo pretende ser uma homenagem às fantásticas professoras de português, Fátima Pereira, Irene Bernardo, Guida Silva, Isabel Paulos, Gertrudes Guerreiro, Ana Margarida Dias, Teresa Carvalho, Helena Barroso, Elvira Rodrigues, Paula Afonso, Patrícia Torres, Lara Cunha, Maria José Baptista, Anabela Gomes. A todas a minha gratidão pelo excelente trabalho que desenvolvem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...