quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Prevenir a Violência do Namoro - UMAR

 


“Se alguém te agride, se alguém te humilha, se alguém te controla, se alguém te isola dos amigos, isso não é amor, é violência”. Campanha do IPDJ 2016

 Nos dias 29 e 30 de janeiro, numa parceria entre a Biblioteca e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento realizaram-se quatro sessões de sensibilização ao tema, na biblioteca da Escola Básica Ruy Belo. Dinamizadas pela Associação UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) proporcionaram aos  alunos das turmas dos nonos anos uma reflexão muito profícua e profunda sobre a questão da violência e do desrespeito nas relações afetivas. Neste contexto, permitiu a consciencialização dos jovens de que a violência no namoro não é um fenómeno raro e assume diversas formas, mas todas com o mesmo propósito: magoar, humilhar, controlar e assustar, bem como, as formas de atuação perante o problema e a importância e papel das Associações de Apoio à Vítima, como é o caso da UMAR.

Insultar, agredir, proibir, ameaçar e perseguir são comportamentos violentos que para muitos jovens são tolerados, legitimados e até entendidos como demonstrações normais de amor e carinho. Para a justiça são crimes que devem ser denunciados.

Agradecemos, mais uma vez a presença desta Associação na nossa escola e a todos os professores envolvidos, cientes que esta é uma missão muito importante.



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...