
O
autocuidado e a regulação emocional são temas extremamente importantes,
especialmente na profissão docente, onde educadores e professores
enfrentam desafios diários, emocionais e estressantes, que podem
impactar seu bem-estar.
No dia 28 de novembro, pelas 19:00h, numa
sessão online, bastante enriquecedora, pudemos contar com a presença da
psicóloga Joana Inácio, especialista em psicologia e mediação na
educação para o “À conversa com os professores - Autocuidado e regulação
emocional na profissão docente“, para nos fornecer orientações e
estratégias de autocuidado e técnicas de regulação emocional que podem
ajudar os docentes a lidarem melhor com o stress e a pressão do dia a
dia.
Esta referiu que, o autocuidado envolve práticas que promovem o
bem-estar físico, mental e emocional, como exercícios regulares,
alimentação saudável, momentos de lazer e técnicas de relaxamento.
A
regulação emocional, por sua vez, refere-se à capacidade de gerenciar e
responder às próprias emoções de maneira saudável. Para os docentes,
isso pode significar desenvolver habilidades para lidar com a pressão, a
frustração e a ansiedade que podem surgir no ambiente escolar.
Investir
em autocuidado e em estratégias de regulação emocional não só beneficia
os docentes, mas também impacta positivamente nos seus alunos, criando
um ambiente de aprendizagem mais saudável e produtivo. Ao cuidar de si
mesmos, os professores tornam-se mais resilientes e capazes de oferecer
apoio emocional e educativo de qualidade.
Na sessão, participaram 42
profissionais do Agrupamento de Escolas Ruy Belo (docentes, assistentes
operacionais e assistente social) aos quais a equipa agradece o
interesse manifestado.
Um agradecimento especial à Drª Joana Inácio por ter aceite o nosso convite e por todos os conhecimentos que nos transmitiu.
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