domingo, 31 de março de 2019

MINUTOS DE LEITURA LER SOPHIA - Dia 1/4

Um poema/ conto por dia.
Durante a semana da leitura vamos celebrar o livro e a leitura. E não há melhor forma de lhe prestar um tributo do que ler. Todos os dias vamos ler um pequeno conto ou um poema que será colocado diariamente nas salas de aula. Iremos homenagear a escritora Sophia de Mello Breyner Andresen. Propomos uma viagem ao universo desta autora.
Quando lemos, contamos, ou ouvimos contos em voz alta, estamos a repetir um ritual muito antigo que cumpriu um papel fundamental na história da nossa cultura.
Poderás ficar a conhecer um pouco melhor esta escritora se assistires a este vídeo:
DIA 1/4 - A ÁRVORE
A escritora Sophia de Mello Breyner escreveu esta obra inspirada em contos tradicionais japoneses. Poderás assistir ao reconto neste vídeo.

FILME DO DIA 1/4: CORDAS 
Assiste a este pequeno filme  que emociona e faz pensar. Baseado em fatos reais, Cordas é uma lição de amor, amizade e respeito pelas diferenças.
Conta a história de Maria, uma menina que vive num orfanato, e que criou uma ligação muito especial com um colega de classe, que tem paralisia cerebral.

SEMANA DA LEITURA NA RUY BELO


É já amanhã, dia 1 de abril, que iniciamos a Semana da Leitura na Escola Ruy Belo. Inspirados, iremos celebrar a Primavera, a alegria, a vida, a natureza, o fim do inverno.
Esta edição da Semana da Leitura, sob a temática, "Hoje leitor, amanhã leitor!” desafia as escolas a desenvolver atividades que festejem a leitura como ato comunicativo, de liberdade e responsabilidade, um diálogo entre a literatura, a arte e a ciência, um espaço de encontro, criativo e colaborativo.
O programa que partilho em anexo é o resultado de um trabalho colaborativo entre vários professores, grupos disciplinares da escola e várias entidades exteriores que se associaram à iniciativa, e que acreditam que trabalhar em conjunto e em parceria produz melhores resultados para os alunos e para a escola. A todos agradeço.
Assim teremos como parceiros internos:
- Grupo de Música- Professora Filipa Pires e Paula Mourato;
- Grupo de Português- todos os professores do 2º e 3º ciclo: Guida Silva; Fátima Pereira; Luísa Justino; Isabel Joaquim; Gertrudes; Célia Peixoto; Célia Cordeiro; Inês Russo; Teresa Carvalho; Maria José Baptista; Irene Bernardo; Ana Leitão; Lara Cunha.
-Grupo de Ciência: Helena Moita de Deus; Cristina Vigário; Rosa Conceição
- PES- Fátima Ramos
-Eco escolas: Helena Moita de Deus;
- Grupo de Educação Física- Dores Barcelos e Pedro Rebelo
- Equipa Teip e equipa da Newsletter
- Equipa da Biblioteca da escola sede e professores que apoiam com horas: Ana Farinha, Ana Rocha, Helena Lima, Rita Morgadinho, Ana Candeias, D. Telma e D. Lena
-Equipa PAA: Ana Sousa, Ana Candeias
-Assistentes Operacionais: Todas na preparação e na semana da leitura: D. São e D. Guilhermina, D. Telma e D. Lena
- Equipa GAAF- Anabela Fernandes, Raquel Leal e Pedro
- Vários alunos que vão ajudar a implementar as atividades
-ENTIDADES EXTERIORES:
-Cavaquinhos da Arpima - Reformados e Pensionistas de Monte Abraão
- Enfermeira Lurdes Veigas
- Biblioteca Municipal do Pendão
- Instituto de apoio à Criança
Alguns encarregados de educação que responderam positivamente ao convite de participação na semana
-Antigos alunos da Ruy Belo: Joseph e Ruben Salvador
-Câmara de Sintra
- Farmácia Portela
- Rede de Bibliotecas
- Jornais: Record, Jornal Destak, Cofina Editora
- Revistas: Mais educativa, Visão Júnior, Forum Estudante, Super Interessante, Impala Editora.
Muito obrigado a todos.
Desejo a todos uma boa semana.

APAV E ESCOLA SEGURA na Ruy Belo


Todos os anos temos solicitado a colaboração da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e da Escola Segura para nos ajudar a promovermos a reflexão sobre um tema que este ano esteve na ordem do dia. A questão da violência e do desrespeito nas relações afetivas. Quisemos, com todas as turmas dos oitavos e nonos anos fazê-lo. A violência no namoro não é um fenómeno raro e assume diversas formas, mas todas com o mesmo propósito: magoar, humilhar, controlar e assustar. 
Queremos hoje agradecer à gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Odivelas - Senhora Dra. Luísa Waldherr,  à Técnica de Apoio à Vítima - Cátia Martins, aos agentes da escola segura, agente Hugo Silveirinha, agente Elisabete Rocha, agente Luís Fragoso e agente Carina Ferreira, a disponibilidade e a generosidade com que aceitam as nossas propostas. Valorizamos a vossa missão de sensibilizar, de ajudar a refletir e de consciencializar para esta realidade.
De acordo com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), “a violência no namoro pode ser definida como um ato de violência, pontual ou contínua, cometida por um dos namorados (ou ambos), com o objetivo de controlar, dominar e ter mais poder do que a outra pessoa envolvida na relação.”
“Se alguém te agride, se alguém te humilha, se alguém te controla, se alguém te isola dos amigos, isso não é amor, é violência”. Campanha do IPDJ 2016

Insultar, agredir, proibir, ameaçar e perseguir são comportamentos violentos que para muitos jovens são tolerados, legitimados e até entendidos como demonstrações normais de amor e carinho. Para a justiça são crimes que devem ser denunciados.

Mais fotografias no facebook: https://www.facebook.com/teresa.sobral1?__tn__=%2CdlC-R-R&eid=ARDLK1Up1D6kI8xLQwWqSJnNXDjWXowHojID96O399XQTV54uhXQPsYmautAPvRPjzOX9_wRHpH9NHuZ&hc_ref=ARQktY8EVH5ITcH94uBwr_k4i5nchCL7FqCJFCcCUrnLUPTmbjXPc4bU75dAL07OAnQ

sábado, 30 de março de 2019

A nossa pomba da paz

A nossa pomba da paz já voou. Tivemos que a libertar, já cumpriu a sua missão.
Fomos adiando a sua partida. Gostávamos de entrar na biblioteca e olhar para ela, de percorrer as suas penas coloridas. Nelas, inscritos, os gestos e os compromissos pela paz dos nossos meninos no âmbito da Semana da Paz e da Não Violência. Quisemos mantê-la semana após semana.
Desmontámos, ontem, cada pedacinho, lentamente e sabemos que no próximo ano voltaremos a plantar estas sementes no coração.
A cada atividade que desenvolvemos procuramos construir elementos simbólicos que sejam esteticamente apelativos para os alunos. Valorizar e desenvolver a sensibilidade estética.
“Que bonita que está!” Diziam alguns. Estávamos orgulhosos da nossa obra até porque era um mural conjunto, cada pedacinho era um contributo de cada um.
Estamos sedentes de coisas belas e as crianças “ainda têm olhos encantados”.
Diz-nos Ruben Alves: “Quero ensinar às crianças a beleza. É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo... Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.”
Agradecemos às nossas artistas, as professoras: Ana Farinha, Helena Lima, Rita Morgadinho e às melhores funcionárias bibliotecárias, D. Telma Sousa e D. Lena Baião que sabem tão bem concretizar as ideias que esboçamos.
Partilhamos algumas dessas frases, “umas mais elaboradas, poéticas, refletidas... outras mais simples, mas (esperamos) sentidas, e também objetivas, concretas, o que é bom”. (Prof. Ana Candeias fez a recolha, obrigada.)
“A Paz é sentir a alma limpa” Vanessa
“Nesta semana o meu gesto pela paz será... ...ouvir mais os outros” Beatriz
“Às vezes ignorar é ser superior! Não ligues àquela pessoa que te dá dor.” Abba
“O planeta é perfeito e amoroso sem a tua de violência. Usa as palavras de forma a não magoar o próximo” Inês
“Vou agir bem com os outros para me sentir bem comigo próprio” Luana
“Para mim a paz é ser amigo dos outros, respeitar as diferenças e assim passamos todos a estar felizes” Jessimara
“O meu gesto pela paz é não ter brincadeiras que envolvam violência” Rodrigo Azevedo
“A paz mundial começa com um sorriso” (anónimo)
“Para mim paz significa: calma, alegria, cuidar do próximo e espalhar bondade” Christylene
“Diga não à violência, pois o ser humano que usa a violência não se vai desenvolver como pessoa, mas sim recuar pois não aceita o outro” Gabriel
“Não uses palavras ríspidas porque despertas a ira” Luana
"Alimenta a parte boa dentro de ti" João
“Não quero que os outros se afastem de mim por causa das minhas fúrias” Vítor
“Acabar com as brigas, ser feliz e bondoso” Lucas
“Nós nunca devemos fazer coisas más porque se as fizermos mais tarde vai haver consequências. Nunca devemos estragar a relação com os nossos amigos!” Nirson
“Devemos ser amigos de todos, estar em sintonia e resolver os problemas de forma correta” Mariana
“Acho que devemos colaborar com a paz e não violência por exemplo publicando nas nossas redes sociais coisas sobre a paz para incentivar as pessoas a fazerem o bem” Cesaltina
“Aceitar a maneira de ser dos outros” Bruna
“O meu gesto pela paz é dar um bom exemplo na sala de aula” Ricardo
“O meu gesto pela paz é dar boas notícias às pessoas, diariamente” Majsym
“Não dar importância às coisas que não importam” Sara
"Retribuir um abraço a quem te trata bem, ceder ao outro e pensar no que o outro está a passar para que o ambiente fique em harmonia" Geovani
"Vou ser calmo e positivo" Afonso
"Os teus atos são o reflexo do que tu és. Sê verdadeiro sem magoares os outros." Isabel
"Espalhando carinho à volta e evitando confusões é o primeiro passo para a paz entre nós. Diz não à violência" Miriam
"O meu gesto de paz é não dizer palavras que magoem os outros" Nádia

quarta-feira, 27 de março de 2019



Abril foi o mês escolhido para celebrar a leitura e o livro. De 1 a 5 de abril decorrerá a Semana da Leitura na nossa escola. Uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura desde 2006.
Ao longo da semana iremos homenagear a grande escritora Sophia de Mello Breyner Andresen e desenvolver algumas atividades com a colaboração de vários grupos disciplinares.
 Realço duas atividades de leitura:

1.    No dia 2 de abril, (3ªfeira), intitulada: PARAR PARA LER

O QUE É? Uma pausa de 20 minutos nas atividades letivas, para dedicar à leitura de um livro.
QUANDO?
No dia 2 de Abril (3ªfeira), Dia Internacional do Livro Infantil, às 10 h.
ONDE?
Nas salas de aula ou no exterior
PORQUÊ?
Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil e criar laços com a leitura.
QUEM?
Todos (alunos, funcionários, docentes, encarregados de educação).
COMO?
Trazendo um livro e participando ou recorrendo ao Kit que a Biblioteca irá disponibilizar com revistas e jornais generosamente oferecidas para o evento.
PARCEIROS:
Mais Educativa, Visão Júnior, Forum Estudante, Super Interessante, Impala Editora, jornal Record e Destak.
A atividade está prevista começar às 10h e durante 20 minutos pretende-se que as atividades escolares cessem e toda a comunidade pare para ler (alunos, professores, funcionários). A única regra é que seja uma leitura silenciosa e individual.
Agradecemos às editoras das revistas, Mais Educativa, Visão Júnior, Forum Estudante, Super Interessante, Impala Editora e aos jornais Record e Destak a colaboração e parceria neste evento através da oferta de revistas e jornais essenciais para a realização da atividade.


2.    MINUTOS DE LEITURA LER SOPHIA
Um poema/ conto por dia.
 Durante a semana da leitura vamos celebrar o livro e a leitura. E não há melhor forma de lhe prestar um tributo do que ler. Todos os dias vamos ler um pequeno conto ou poema que será colocado diariamente nas salas de aula. Iremos homenagear a escritora Sophia de Mello Breyner Andresen. Propomos uma viagem ao universo desta autora.
Quando lemos, contamos, ou ouvimos contos em voz alta, estamos a repetir um ritual muito antigo que cumpriu um papel fundamental na história da nossa cultura.

Boas leituras!

terça-feira, 19 de março de 2019

CONCURSO LITERACIA 3D- APURADOS



É com muito orgulho que divulgamos os nomes dos alunos que irão representar o agrupamento neste concurso nacional.
Os alunos dos 5º, 6.º e 7.º anos participaram no concurso LITERACIA 3D – o desafio pelo conhecimento, promovido pela Porto Editora, nas áreas da literacia da Leitura, da Ciência e da Matemática. Trata-se de um desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o propósito de avaliarem as suas competências em quatro dimensões do saber: leitura, matemática, ciência e línguas.
A primeira fase do desafio nacional selecionou os alunos com melhores desempenhos nestas provas.
Após a divulgação dos resultados da primeira fase, os alunos apurados para representar o Agrupamento de Escolas Ruy Belo, na segunda fase, a nível distrital, são os seguintes:
LITERACIA DA LEITURA - Rúben Borges Esperto - 7ºE
LITERACIA DA CIÊNCIA - João Passinhas e Bruno Santos do 6ºD
LITERACIA MATEMÁTICA - Lara Ferreira do 5ºA
Parabéns a todos. Felicitamos igualmente os professores dos alunos apurados: Prof. Lara Cunha de Português, Prof. Cristina Vigário de Ciências e Prof. Diamantina Nunes de Matemática.
A competição prossegue para o nível distrital, que terá lugar já amanhã dia 20 de março em Lisboa, sendo então apurados os alunos com os melhores resultados por distrito. A terceira e última fase constitui-se como a grande final, que se realizará no 3.º período e na qual serão encontrados os vencedores do desafio LITERACIA 3D.

domingo, 17 de março de 2019

Corações Com Coroa na Ruy Belo – uma experiência impactante

“A Associação Corações Com Coroa é uma associação sem fins lucrativos e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).”
“CCC vai à Escola” é um projeto artístico-pedagógico que agendámos para as quatro turmas do 9ºano, por sugestão do professor Gilberto Nunes.
Sabíamos que consistia numa peça de teatro a ser apresentada em contexto de sala de aula. Mas o que presenciamos foi muito mais do que seria expetável.
Sentados nos seus lugares os alunos esperavam. Sabiam que algo ia acontecer, sabiam que havia uma jovem sentada na sala que não pertencia à turma. Estivemos em silêncio, lançando olhares cúmplices. De repente um rapaz de camisa aos quadrados e mochila e às costas entra pela sala e começa a interagir baixinho com os colegas da fila onde se sentou. E de repente os dois jovens atores levantam-se e começam a contar a “sua” história de amor. Com uma carga emocional muito forte, com silêncios e afetos fomos acompanhando aquela história de um amor novo em descoberta. E sabemos, antevemos a violência que irrompe, as ameaças, as suspeições, o controle que se instala naquela relação. E presenciamos as diversas formas que a violência no namoro assume, mas todas com o propósito de magoar, humilhar, controlar e assustar. O grande objetivo é dominar e ter mais poder do que a outra pessoa envolvida na relação.
A peça de teatro pretende promover a reflexão acerca de questões existentes no quotidiano escolar, a violência no namoro, a gravidez adolescente, a contracepção, o bullying e o cyberbullying. E é totalmente conseguido.
Esta interação deste “casal de namorados” ao vivo permite que os alunos se identifiquem com as personagens e se aproximem da sua realidade, da sua linguagem e mais facilmente se apercebam que há limites ao amor.
Queremos felicitar os autores envolvidos que fizeram um trabalho espetacular, comprometido, envolvido, talentoso. Muitos parabéns aos dois pares de autores que connosco estiveram com tanta generosidade e dedicação. Conseguimos sentir cada emoção, cada palavra, cada gesto, cada grito. Sentimos a mão que agride, mas também o gesto que consola que acolhe e cuida. E ficámos felizes quando no final se adivinha que existe alguma esperança para aquele amor. Nós gostamos de histórias de amor com um final feliz.
Pretende-se passar uma mensagem forte para a não aceitação da violência. Esse não é um caminho.
No final da peça os alunos são convidados a refletir sobre a questão da violência e do desrespeito nas relações afetivas e a tomar consciência dos direitos de cada um num universo ainda “machista”. Essa dinâmica é liderada por uma técnica da CCC, a Drª Luísa Lemos que tão bem dirige a reflexão. Uma oportunidade para a tomada de consciência e quem sabe contribuir para prevenir/quebrar a violência.
Queremos agradecer à instituição CCC, esta parceria e felicitá-los por este projeto que representa uma mais valia para a escola no desenvolvimento das temáticas da Educação para a Cidadania e para Educação para a Igualdade de Género e para a não-violência.
Muito obrigada!

domingo, 10 de março de 2019

MEMÓRIAS POR PARTILHAR – NATAL 2018

“O todo é maior que a soma das partes”
Trazer à luz, tornar visível.
Os momentos festivos nas escolas são oportunidades para fortalecer laços entre a comunidade escolar. São estes momentos de festa comum, de trabalho em equipa que nos abrem caminhos de proximidade e cumplicidade. Obrigam-nos a “levantar os olhos que trazemos fixos” no nosso quotidiano, presos às nossas rotinas individuais e a erguê-los (aos olhos) para os outros, os que se sentam connosco na mesma casa comum que é a escola. Partilhar o resultado do trabalho que cada um desenvolveu com os seus alunos, pensar e refletir de braço dado, montar e desmontar, ter brio, sentir orgulho, acreditar que é possível fazer a festa.

 São estas semanas que nos impelem a fazer mais e melhor para que esta casa comum que é a escola não seja um deserto, mas uma planície de oportunidades onde cabem todas as coisas que vamos construindo com os nossos alunos. Eles caminham ao ritmo do nosso entusiasmo, da nossa verdade e do nosso acreditar. Foi assim a nossa semana.

Durante os preparativos há uma azáfama muito própria, alunos e professores que chegam mais cedo e que ficam até mais tarde, a montar, a construir “aquela exposição” “aquele painel” que todos pretendem que tenha impacto. Respira-se uma saudável concorrência onde cada um se compromete com o seu papel que irá fundir no todo.
As partes fazem o todo, mas sabemos já que “o todo é maior que a soma das partes”.  Significa que: "A+B" não é simplesmente "A+B", mas sim um terceiro elemento denominado "C", que congrega características próprias". (Gestalt)

São partes desconexas, mas que depois ganham significados próprios.

Mais uma vez o agrupamento Ruy Belo esteve em festa. Ao longo da última semana letiva de dezembro cada um dos 1600 alunos teve oportunidade de vivenciar, partilhar e aprender de um modo diferente do habitual. Sob o mote” Vamos celebrar o natal” viveram-se momentos únicos.
A “Aldeia  Natal”, na EB1 Monte Abraão cada turma foi convidada a participar com uma atuação, uma coreografia, uma exposição colaborativa, reunindo os trabalhos das turmas, um jogo de pista, um conto na biblioteca contado pelos pais, com recurso a personagens tradicionais.
A escola alindou-se com trabalhos magníficos e com uma feirinha de Natal já habitual nesta escola. Teve a colaboração dos EE.
Na sexta feira, 14 de dezembro a EB1 Monte Abraão 2 festejou a quadra com canções e tradições natalícias do mundo e com exposições integrando trabalhos realizados com a colaboração das famílias. “A escola estava linda” nas palavras da coordenadora do estabelecimento, a professora Isabel Ferreira.
Na escola sede os alunos participaram ao longo da semana em sessões de leitura na biblioteca. Todas as turmas, à exceção dos nonos anos, vieram num horário definido à biblioteca. E claro que o tema foi o Natal: canções, contos e lendas de Natal, anedotas, adivinhas, um desejo de Natal que foi colocado em caixinhas que juntas formavam uma árvore de Natal. Os alunos receberam um conto e uma carta para oferecerem e lerem com e para os pais. No final partilhámos uma fatia de bolo, generosamente oferecido pela direção.
Na quinta feira as atividades letivas foram substituídas por assembleias de turma, onde os alunos tiveram oportunidade de reflectir com os seus pares temas que versavam as várias dimensões do Perfil do Aluno.
Estamos empenhados em proporcionar momentos reflexivos no sentido de desenvolver competências cívicas humanistas e de cidadania em toda a comunidade escolar. Refletes tu! Refletimos nós!
Assistimos ao hastear da bandeira Eco escolas com a presença do grupo de alunos e professores que juntamente com a sua coordenadora, a Professora Helena Moita de Deus dinamiza as ações nesta área. Estiveram presentes os representantes da Câmara de Sintra, da Junta de Freguesia, da Polícia, da Criagente e outras entidades que quiseram acompanhar o momento. A todos agradecemos. A bandeira foi hasteada ao som de música do grupo coral dirigido pela Professora Paula Mourato.
A tarde contou ainda com uma apresentação pública para os EE de um conjunto de canções tradicionais de Natal pelo mesmo grupo coral da escola – 2ºciclo dirigido pela professora Paula Mourato. E que bem que cantaram os nossos alunos! Parabéns a todos.
Da parte da tarde as salas de aula transformaram-se em salas de cinema que projetaram um conjunto de filmes seleccionados para cada ano de escolaridade.
A semana terminou em grande com a visita às exposições dinamizadas pelos vários Departamentos.
Enquanto no PAVILHÃO DAS HUMANIDADES decorriam as Olimpíadas das Ciências Sociais e Humanas e se podia visualizar trabalhos muito criativos onde se integravam as rosas dos ventos, maquetes que retratavam várias épocas da nossa história, na SALA DAS LÍNGUAS apreciavam-se coloridos postais de Natal em diversas línguas ao som de música ambiente e degustação de bolinhos e chá.
Na SALA DE ARTES fomos surpreendidos com uma cena natalícia em que não faltou a tradicional lareira, muita neve e pais natais de todos os tamanhos e feitios.
O último piso do pavilhão A acolheu uma exposição sobre alimentação e trabalhos realizados no âmbito de Oficina de Projetos bem como diversos Jogos Matemáticos e um Laboratório de Ciência à espera dos cientistas.
Nestes dias, todas as turmas acompanhadas pelos Professores, para além de visitarem as exposições, participaram nos jogos propostos pelas várias disciplinas, assistiram a filmes, refletiram sobre um tema proposto, e elaboraram um slogan alusivo ao mesmo.
Foi uma semana que contou com o empenho de toda a nossa comunidade escolar.
A equipa do PAA está de novo de parabéns, as professoras, Ana Sousa, Ana Candeias, Inês Almeida e Fátima Ramos. O vosso trabalho de planificação e de estruturação de toda a semana merece destaque e reconhecimento. Foi uma tarefa avassaladora gerir atividades para 29 turmas, cerca de 70 professores, todos os funcionários, 15 exposições em 4 espaços, 9 atividades diversas, 5 concursos (Palavras Proibidas e Olimpíadas das Ciências Sociais), 1 sala de experiências (Cientistas à solta), 1 sala de jogos – Matemática, 1 sala da Educação Especial - Ser deficiente... Como é?.
Quisemos hoje recordar esta semana bonita, porque consideramos que o trabalho realizado merece ser divulgado, porque nos apeteceu recordar alguns momentos em que fomos felizes e fizemos uma festa comum. 2018 acabou em beleza.




quinta-feira, 7 de março de 2019

DESFILE CARNAVALESCO NA RUY BELO

Foi uma festa muito bonita.
No passado dia 1 de março, sexta feira, bem cedinho começaram os preparativos. Quando me sentei na mesa do júri para assistir e votar nos candidatos não podia prever a dimensão do que viria a seguir-se. Superou todas as minhas expectativas. Foi um evento muito feliz.
Como elementos do júri faziam parte, o presidente da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, Dr. Pedro Brás, o presidente da assembleia da Junta, Manuel Agostinho Lourenço Marques, o representante da Associação de Pais, Carlos Saldanha, a subdiretora Ana Lúcia Ferraz, o representante do Clube Motard “Foge com elas”, um representante dos alunos, uma representante das assistentes operacionais, D. Perpétua e um convidado especial, o voluntário da Biblioteca, Bruno Barreiros. A todos o nosso agradecimento.
Importa ainda deixar mais alguns agradecimentos. Em primeiro lugar ao grupo que organizou o evento, a equipa do PAA. Uma palavra muito especial de reconhecimento pelo trabalho extraordinário desenvolvido por esta equipa coordenada pela professora Ana Sousa. Planear, refletir, pensar nos pormenores, reunir, executar, são ações que implicam muitas horas de trabalho, de preocupações, de resolução de desafios e superação de constrangimentos. Parabéns Ana Sousa, Ana Candeias, Inês Almeida e Fátima Ramos. O vosso entusiasmo, o vosso empenho contagia-nos. Estamos convosco!
Para as nossas queridas auxiliares de ação educativa e técnica da secretaria o nosso muito obrigado! A festa foi vossa! A passadeira vermelha encheu-se de brilho, de dignidade à vossa passagem, D. Paula Gomes, D. São, D. Marisa, D. Anabela, D. Guilhermina, D. Paula Luz, D. Perpétua, D. Sónia, D. Maria.
A vossa presença fez toda a diferença e encheu-nos de orgulho. Temos, já o disse muitas vezes, as melhores e maiores assistentes operacionais. Não há escola como a nossa!
É de louvar o vosso empenho, a vossa criatividade, a vossa energia, a vossa alegria o vosso compromisso com a escola. São um exemplo para toda a comunidade escolar.
A senhora Diretora, Nancy Gaudêncio fez, no final um emocionado agradecimento aos participantes e organizadores. E fez todo o sentido.
Partilhamos as fotografias que exemplificam bem o desfile. Centremo-nos no desfile das assistentes operacionais, as fotos dos alunos ainda não as podemos partilhar. Agradecemos ainda à professora Rita Morgadinho muitas das fotografias que partilhamos ( as que têm maior qualidade), e à Raquel e à Anabela do GAAF que ajudaram a documentar este momento.
Uma saudação especial a todos os elementos do GAAF, Anabela, Raquel, Mariana e Pedro, a vossa dedicação e disponibilidade em apoiar e colaborar é meritória.
Uma palavra final aos “Padrinhos” alunos e alunas que souberam corresponder ao desafio que a professora Ana Sousa lhes fez. O trabalho de apoio, de apresentação do evento, de acompanhamento aos alunos, de montagem da sala, de arrumação e limpeza no final foi 5 estrelas.
Uma palavra final à professora Filipa Pires que foi a responsável pela música que contextualizava os “modelitos”.
Felicito os organizadores e todos os que de alguma maneira contribuíram para esta festa. Mais fotografias no facebook:https://www.facebook.com/teresa.sobral1/media_set?set=a.2384463578230634&type=3

Adicionar legenda

terça-feira, 5 de março de 2019

CONVERSAS COM PAIS - 1 de março

Nos últimos anos temos tentado promover regularmente encontros com pais. Acreditamos que faz parte da nossa missão como escola tornar os nossos pais mais informados, mais confiantes, mais integrados por forma a educarem melhor.
Num ambiente que se pretende descontraído e informal procuramos criar momentos que possibilitam uma reflexão conjunta e a partilha de experiências e dificuldades.
O ato de educar está carregadinho de dúvidas e receios e possibilitar uma interação entre os pais e os especialistas que convidamos, nas mais diversas áreas de interesse, parece fazer sentido. São encontros, por vezes bastante participados, outras vezes menos, como foi o caso deste, onde se discutem temas tendo como ponto de partida a experiência e as preocupações dos pais.
E temo-lo feito a par com sessões que dinamizamos com os filhos.
Fevereiro foi o mês em que se assinalou o tema da Internet segura e agendámos encontros com alunos para os sensibilizar e comprometer com alguns comportamentos a adotar e outros a evitar, por forma a uma utilização mais segura e responsável. Também quisemos convidar os pais e passar algumas reflexões.
Como especialistas da área, para nos ajudarem nesta tarefa convidámos a Drª Cláudia Manata e a escritora Raquel Palermo a quem muito agradecemos. Apresentaram-nos os resultados do último inquérito EU Kids Online. “Quatro em cada cinco internautas portugueses entre os 9 e os 17 anos usa a internet todos os dias para ouvir música e ver vídeos e três em cada quatro usa-a diariamente para se comunicar com amigos e familiares. Neste ambiente de oportunidades, o reverso também existe: 23 por cento assinalam terem vivido no último ano situações na internet que incomodaram e perturbaram.
A experiência do cyberbullying, a que mais incomoda, ou a exposição crescente a conteúdos negativos - como incitação à anorexia ou a mensagens de ódio - são algumas das situações de risco analisadas. A estas juntam-se novos constrangimentos, como o sharenting, as práticas crescentes de pais que partilham imagens dos filhos nas redes sociais sem o seu consentimento.”
Pela terceira vez, a dinamização e organização deste evento resultou de um trabalho conjunto das bibliotecas escolares de dois agrupamentos de escolas: Agrupamento de Escolas QUELUZ-BELAS e Agrupamento de Escolas RUY BELO.
Enquanto se conversava com os pais, as crianças foram encaminhadas para outra sala onde puderam participar em atividades práticas/experimentais. Nestas atividades foram acompanhados pelos alunos monitores do Agrupamento de Escolas QUELUZ-BELAS e pela professora Fátima Pina, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares. Foi grande o entusiasmo.
Agradecemos à Drª Cláudia Manata e à escritora Raquel Palermo a disponibilidade e generosidade em participarem e dinamizarem este encontro, aos alunos monitores, aos professores presentes, Paula Gaspar, Isabel Aradas às auxiliares de educação. A todos agradecemos a presença e o apoio. E claro à professora Fátima Pina com quem tivemos o gosto de articular, mais uma vez. Tudo teve mais sentido nesta dinamização partilhada.
Contámos ainda com o apoio da Câmara Municipal de Sintra que disponibilizou o espaço e da equipa da Biblioteca Municipal Ruy Belo que apoiou o evento. Muito obrigada.
Os pais e EE presentes partilharam as suas dúvidas e gerou-se uma conversa muito animada e esclarecedora.
No final ainda houve tempo para degustar uns bolinhos com todos os participantes.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...