terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Agradecer às flores - Poesia da Terra

“Era preciso agradecer às flores (…)” Sophia de Mello Andersen
Nas atividades que preparámos para homenagear a grande Sophia de Mello B. Andersen preparámos uma em torno da gratidão.
“O agradecimento é a memória do coração.” (T. Mendonça)
Escolhemos o 6ºC e convidámos/desafiámos a professora Rosa Conceição, parceira regular da biblioteca, com quem planeámos tudo.
Depois das explicações, dos propósitos e intenções, os alunos responderam positivamente e puseram mãos à obra. Calçaram as luvas, prepararam a terra e encheram os vasos com ela, plantaram os rebentos das suculentas, regaram, limparam, embelezaram com os poemas e os corações e depois lá foram eles… oferecer em sinal de gratidão.
Um pequeno gesto, mas cheio de significado.
Iriam oferecer um vasinho de barro com uma mini planta a cada um dos auxiliares de ação educativa em forma de agradecimento, reconhecimento e valorização das suas tarefas. Fazer o elogio dos pequenos gestos. Também para embelezar e dar alegria ao seu local de trabalho.
Seria uma forma de dizer obrigada pelo trabalho que os assistentes operacionais desempenham para o bem de todos, elogiar os pequenos gestos que permanecem anónimos (a sala arrumada e limpa, as escadas varridas, as mesas sem marcas, os caixotes despejados, as cadeiras no lugar…).
São eles, assistentes operacionais, um elo fundamental na comunidade escolar, sustentam e dão suporte ao trabalho de todos. Com responsabilidades cada vez maiores, trabalhando colaborativamente com os docentes em condições por vezes difíceis, desempenhando várias tarefas ao mesmo tempo, dando apoio a alunos, professores, encarregados de educação, trabalhando no acompanhamento/vigilância dos alunos e espaços escolares, nos aspetos organizacionais em toda a escola, com uma carreira em que a antiguidade é muito pouco valorizada, com salários muito baixos fazem, de uma maneira geral, muito pela escola.
Os alunos perceberam essa intenção. “Eu vou entregar à D. Perpétua. Gosto mesmo dela”, “Posso ser eu a oferecer à D. Sónia?” Um a um os vasinhos foram entregues com grande entusiasmo. Pensamos que todos valorizaram o momento.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...