quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Dia da Dignidade na Ruy Belo – Assembleias de Turma em ação

“Diego é um miúdo, que viaja para o sul com o pai para olhar o mar pela primeira vez. Quando chegam à praia, depois de muito caminhar, o mar está diante dos seus olhos. Era uma azul e contínua imensidão sem palavras. E o filho, colado ao pai, pediu-lhe baixinho:
— Ajuda-me a ver!                                                                Eduardo Galeano “O Livro dos Abraços”.

Acreditamos que diariamente vamos ensinando a ver, a escutar e a sentir mais. Contrariando uma tendência de viver na superficialidade, no pouco aprofundado vamos educando para a interioridade, plantando no coração dos nossos alunos sementes e palavras que transportam sentidos que irão integrar no seu crescimento pessoal. E a nova disciplina de Cidadania aponta para aí para uma sólida formação humanista.
Todas as turmas da escola EB 2,3 Ruy Belo, no dia 17 de dezembro estiveram reunidas em assembleias de turma para refletiram e debaterem em torno dos princípios da dignidade inseridos no “Global Dignity Day”. A iniciativa uniu perto de 800 alunos e 60 professores.
O contexto
O Global Dignity Day é uma iniciativa promovida pela Global Shapers Portugal, numa parceria que envolve a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. e a Direção-Geral da Educação.
Visa a promoção da cultura da dignidade humana e igualdade entre jovens. É no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, que a comemoração do Dia Global da Dignidade foi proposta aos docentes a nível nacional.
O convite surgiu da Direção-Geral da Educação que promoveu uma ação de formação neste âmbito. A professora Ana Candeias e eu própria participámos e desafiámos a coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento, professora Elisabete Bento e a direção do agrupamento. Colocou-se em marcha o projeto depois da aprovação em Conselho Pedagógico. Seguiram-se reuniões de preparação com a coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento, a coordenadora do Plano Anual de Atividades (professora Ana Sousa) e com os diretores de turma. Partilharam-se os materiais disponibilizados pela DGE.
Assembleias de turma
Na Ruy Belo temos tentado enraizar a prática regular de assembleias de turma. No ano de 2017 foram analisados os aspetos positivos e a melhorar na escola criando-se um cartaz que ficou exposto nas portas das salas de aula, em 2018 o tema a refletir foi selecionado com base no Perfil do Aluno. Os alunos elaboraram “slogans” e imagens sugeridas após análise e debate. No segundo período de 2018 realizaram-se assembleias de delegados e subdelegados para apresentar e discutir as conclusões. O elemento facilitador desta abordagem foi a própria presidente da CAP, Drª Nancy Gaudêncio. Este ano o tema da dignidade foi o selecionado.
Acreditamos que são momentos de tomada de consciência, de debate e reflexão conjunta que são fundamentais e que contribuem para a formação de cidadãos interventivos, responsáveis que procuram participar nas decisões das instituições em que estão inseridos.
Que possam mais tarde, no seu bairro, no seu clube assumir um estatuto de participação e decisão “nas ações que lhes dizem respeito e às gerações vindouras (…) participando na opinião pública e exercendo uma vigilância livre, responsável e exigente.” (Liliana Silva in Cidadania e Biblioteca escolar)
Pensamos que estes momentos de paragem e reflexão contribuem para o desenvolvimento dos princípios, dos valores e das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Sobre a dignidade
O conceito de "dignidade" está presente na Declaração dos Direitos Humanos. É o primeiro direito, TODOS OS SERES HUMANOS SÃO LIVRES E IGUAIS EM DIGNIDADE E DIREITOS. Todos os seres humanos têm valor intrínseco.
Este valor pertence a todos. A nossa dignidade é reforçada quando sentimos que os nossos direitos e a nossa liberdade são respeitados.
Sobre a dinâmica
Foi incentivada nas assembleias uma reflexão sobre a temática, depois da apresentação dos 5 princípios da dignidade. Seguidamente foi sugerido aos alunos que definissem “dignidade” com palavras próprias e partilhassem histórias de vida em que a dignidade fosse um fator importante.
A atividade, que foi acompanhada por dois professores, (diretor de turma e secretário) culminou com a elaboração de uma Declaração de Compromisso individual que foi depositada numa “Caixa da Dignidade”. Cada um assumiu o compromisso de realizar no próximo ano uma ação digna junto das pessoas que os rodeiam numa lógica de participação e responsabilização.
No segundo período decorrerá a sessão de plenário onde o representante de cada turma apresentará a história selecionada partilhando entre si as reflexões tidas.
No final um bolinho para partilhar gentilmente oferecido pela direção do agrupamento e mais concretamente pela ação da Professora Ana Ferraz figura sempre presente nas dinâmicas da escola.
Nesse dia, 17 de dezembro teve lugar igualmente o hastear da bandeira Eco escolas resultante das ações desenvolvidas, no ano letivo 2018/2019, pela equipa dinamizada pelas professoras Helena Moita de Deus e Maria de Jesus Adães, no âmbito da Educação Ambiental, Sustentabilidade e Cidadania. As celebrações terminaram com a cerimónia da entrega dos Diplomas de Valor e Excelência com a presença dos Diretores de Turma e outros professores, encarregados de educação e alunos das turmas selecionadas.
Reconhecimento e gratidão
Este evento foi abrilhantado por dois momentos musicais orientados pela professora Paula Mourato. Momentos de grande qualidade musical. Um agradecimento ao trabalho desenvolvido pela professora Paula Mourato.
Uma palavra final mas talvez a mais importante, de apreço e gratidão pelo excelente trabalho da equipa do PAA coordenada pela maravilhosa, linda, terna, competente e extraordinária Ana Sousa. O que esta equipa tem conseguido em termos da qualidade e capacidade de organização, de empenho, determinação, competência de trabalho, de rigor e qualidade de todos os eventos em que se envolve, a juntar à capacidade de mobilização e envolvimento dos alunos e dos professores nas iniciativas é de louvar e reconhecer como trabalho de mérito e de boas práticas que merece ser distinguido. Aqui deixo o meu contributo deixando os nomes dos responsáveis: Ana Sousa, Ana Candeias, Ana Teresa Oliveira, Pedro Silva, Fátima Ramos e Helena de Deus. Parabéns a todos!

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