quinta-feira, 9 de abril de 2020

Literacia dos medos: O Cuquedo - 1ºciclo


“O Cuquedo” de Clara Cunha é já uma fórmula de sucesso na hora de conto das bibliotecas do 1º ciclo. Todos adoram andar de cá para lá e de lá para cá nas páginas deste livro com a professora Isabel Talefe e aguardam com doce expectativa o momento de abraçarem o Cuquedo residente da nossa biblioteca. De sessão para sessão vamos acompanhando as suas aventuras em “O Cuquedo e um amor que mete medo” e “O Cuquedo e os pequenos aprendizes do medo”. Estas obras são o ponto de partida para várias sugestões de atividades articuladas com o professor titular em função do perfil de cada turma. Costuma ser partilhada uma pasta digital com roteiros, guias de exploração, fichas de trabalho, powerpoints de cada obra para consolidar as dinâmicas de trabalho em sala de aula. A ficha com mais procura é a de Estudo do Meio na qual os alunos pesquisam sobre os animais, as suas características e habitat, as suas qualidades e depois e os ilustram.
Para a equipa é estimulante conceber uma estratégia de evolução de livro para livro, de sessão para sessão com cada turma, porque vamos combinando com os professores a introdução de conteúdos curriculares de uma forma subtil, vamos conciliando a leitura com a arte, as tecnologias com os conhecimentos dos alunos, ou seja vamos construindo a atividade com as interações gerando uma partilha enriquecedora.
Por exemplo, o 1ºC depois de ouvir a primeira história, deu os primeiros passos numa folha quadriculada “excel” com colunas e linhas, nas quais se fez uma tabela para soletrar cada uma das personagens e contar as letras dos nomes. Aproveitando para fazer rimas e contagem de sílabas, fomos misturando de forma lúdica conteúdos de Português e Matemática.
Se fosse uma turma de 2º ano poderíamos abordar proporções ou noções de geografia. Se fosse uma turma do pré-escolar, seria curioso fazer um livro eletrónico ilustrado e narrado pelos nossos alunos.
Na turma 2º F, e também depois da apresentação da primeira história, o nosso Cuquedo e a professora Teresa Sebastião desafiaram a turma a ler a obra e os medos apenas pelas ilustrações. Página a página a nossa professora bibliotecária foi desconstruindo com os alunos as imagens, as cores, os símbolos, a mancha gráfica, as expressões, para mostrar como diferentes interpretações e resignificações podem ter lugar dentro de cada um e como podem ser identificadas entre os animais da selva. Esta viagem interior e estética desperta o sentido crítico e desbloqueia alguns padrões de leitura muito limitados ao texto e à narrativa.
Estas sessões foram interrompidas este período mas esperamos retomar brevemente com mais turmas e com as obras magníficas de Clara Cunha ilustradas pelo Paulo Galindro. Deixamos aqui um abraço sem medo da equipa e do nosso Cuquedo.
Texto Teresa Sebastião

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...