terça-feira, 27 de outubro de 2020

Dia Mundial da Música


De todas as coisas que nos fazem sentir bem, a música é certamente aquela que evoca mais memórias por estar associada a experiências, pensamentos e emoções. Combinada com a voz e os instrumentos, a musicalidade faz parte da nossa essência humana. Por isso é tão necessário articular com os professores atividades que promovam e desenvolvam a sensibilidade musical.

No sentido de estimular estas capacidades, decorreram as sessões para o JI/1º e 2ºciclos. Num primeiro momento, foi feita a audição/visualização de um conto musical e respetiva exploração. A versão escolhida do musical “O Pedro e o Lobo” de Sergei Prokofiev ajudou-nos a associar sonoridades com personagens. Depois desta visualização, as professoras da equipa das bibliotecas conduziram as turmas ao longo de um questionário lúdico de exploração da história.

Num segundo momento, foi feita a apresentação/reconhecimento dos sons dos instrumentos musicais em exposição na biblioteca do 1ºciclo. Estavam disponíveis alguns instrumentos musicais para que os professores e educadoras pudessem explorar sons e termos técnicos com as suas turmas. Agradecemos à professora Filipa Pires a cedência de alguns instrumentos em miniatura.

Para terminar, com uma ajudinha da Maestrina Joana da Orquestra Sinfónica Portuguesa, fomos conhecer os instrumentos musicais que existem na loja do Mestre André, esse grande clássico que todos sabemos entoar.

As dinâmicas foram adaptadas em função dos interesses do grupo turma pelo que algumas turmas trabalharam mais a história, outras as sonoridades dos instrumentos disponíveis na escola, outros gostaram mais da partilha da orquestra Sinfónica Portuguesa.

No 2ºciclo as sessões centraram-se na celebração dos 250 anos de nascimento do grande compositor Ludwig van Beethoven. Os alunos ficaram a conhecer aspectos relevantes da vida e obra deste músico alemão através de um cartaz interativo e de um vídeo. Houve ainda espaço para testarem os seus conhecimentos de forma lúdica partindo da aplicação do Kahoot. Foi ainda feita a leitura do conto “Ismael e Chopin” de Miguel Sousa Tavares serviu de mote para o diálogo que se seguiu.

 Destacamos o envolvimento dos professores de Música, Filipa Pires, Pedro Faria na dinamização das sessões e do professor Paulo Cayolla na seleção musical do som ambiente escolhido.

No total foram 2 turmas de JI e 10 turmas de 1º ciclo e três do segundo ciclo. A todas agradecemos a participação.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...