Graças à criatividade da autora, a leitura não fica connosco. Podemos partilhar e iluminar o dia de alguém muito especial para nós a partir de um post-it guardado no livro ou podemos ter uma ideia melhor. Os alunos do 5ºano foram desafiados a escrever uma mensagem positiva, luminosa para oferecerem. Na segunda sessão produziram uma história orientados por palavras sugeridas na leitura e na caixa dos “Cartões das Histórias”.
Podemos também partilhar um sol de emoções positivas e desta forma iluminar quem nos rodeia. Mas há sempre quem tenha uma ideia melhor… e porque não construir pontes? Foi o que a professora Teresa Sebastião fez ao partilhar este livro com a equipa da biblioteca. Obrigada Teresa.
Todo o livro é uma marcha de incitamento à descoberta daquilo que nos faz feliz e do saber-cuidar, seja da mãe-natureza, seja de nós próprios, seja dos outros. Esta solidariedade e atenção à realidade e ao outro torna o leitor um cidadão mais capaz de descodificar os sinais do tempo em que vivemos, em particular em temas como a amizade, a emigração ilegal, a inclusão, as espécies em vias de extinção, o vegetarianismo ou o bem-estar.
Com poucas palavras e com uma ilustração poderosa, Ilumina é muito mais do que um livro ou um projeto de leitura… é uma forma de sentir que transforma o mundo num sítio melhor. Ainda bem que houve alguém que teve uma ideia melhor.
As sete personagens tiveram coragem de abrir o livro. E agora tu, se quiseres saber mais sobre esta história ou mesmo sobre a escritora, consegues seguir este link https://www.fazdeconto.pt/product/ilumina-rita-correia ou tens uma ideia melhor?!

Sem comentários:
Enviar um comentário