Este mês a história mais pedida para o momento de mediação de leitura tem sido o fantástico Cuquedo que se esconde no arvoredo na nossa biblioteca. Prega sustos de meter medo e nas suas lenga-lengas e repetições vai ensinando as turmas do pré-escolar e o 1º ano, que andam de lá para cá e de cá para lá, a lidar com os medos e as suas representações, os sentimentos e as rejeições. Aprender a reconhecer e a lidar com as emoções é uma ferramenta de auto-controlo que se vai treinando através da leitura e das histórias. Aqui a consciência fonológica desempenha um papel importante na apropriação do ritmo e musicalidade das obras.
Com o apoio da educadora ou do professor titular, há sempre espaço para introduzir mais um pouco de Matemática, Estudo do Meio ou de Português durante as sessões. Já a professora bibliotecária prefere desconstruir as cores e as imagens do ilustrador Paulo Galindro para explorar ideias e mostrar como se transpõe o medo ou o humor página a página.
Depois terminámos com uma sentida despedida, ao nosso Cuquedo residente na biblioteca de Monte Abraão. Será que ainda vamos ter Cuquedinhos?!
Sem comentários:
Enviar um comentário